Candidatos a Prefeito de Boa Vista falam de planos para Educação

Até quinta-feira (12), a FolhaBV faz uma série de entrevistas com os candidatos (as) que disputam à Prefeitura de Boa Vista, que irão responder sobre os temas: Educação, Saúde, programas Sociais, Geração de Emprego e Infraestrutura

A FolhaBV inicia a partir deste domingo (8) uma série de entrevistas com os candidatos (as) ao cargo de Prefeito (a) de Boa Vista, começando com o tema Educação Básica.

Falar sobre esse tema se faz necessário, porque neste ano de eleições municipais é preciso saber dos candidatos (as) quais os planos e medidas têm para a Educação Básica, a fim de garantir o avanço na qualidade do ensino.

A ordem dos nomes do candidatos nesta entrevista está conforme o resultado da última pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística).

Confira o que diz cada candidato sobre Educação:

OTTACI (Solidariedade) 

“Vamos garantir vagas para todas as crianças e valorizar os profissionais da Educação. Vamos oferecer, pela primeira vez, creches para as crianças de um a dois anos, através do programa “Nossa Creche”, ampliar o número de Casas Mãe de 34 para 56 e construir novas escolas nos bairros onde não tem. Na zona rural e indígena, vamos melhorar o transporte e a infraestrutura das unidades de ensino. Realizar concurso para o quadro de professores e profissionais da educação, incluindo os professores indígenas. Vou trabalhar para adequar a carga horária de trabalho dos cuidadores de volta para 30 horas e incorporar a GID ao salário dos docentes, e implantar o ensino em tempo integral”. 

SHÉRIDAN (PSDB)

“Meu plano é o único que prevê a recuperação do ensino na pandemia. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Boa Vista teve o terceiro pior índice de escolarização na pré-escola, entre todas as capitais do país, em 2019. Vou melhorar esse índice, começando pela valorização dos profissionais da educação, incorporando a Gratificação de Incentivo à Docência (GID) aos salários e dividindo a sobra do Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Também irei implantar a Renovação Automática de Matrículas e construir novas escolas. Minha mãe é professora, sou formada em Psicologia e para mim educação é prioridade”.

LINOBERG (REDE)

“Ampliar a oferta de vagas para as casas-mãe e ensino fundamental. Ofertar atividades extracurriculares como judô, dança e reforço escolar em horários alternativos. Implantar projetos-pilotos de escolas bilíngues, entregar uniforme escolar no início do ano letivo e garantir educação escolar indígena. Aos professores: incorporação da GID (Gratificação Incentivo à Docência) e GIC (Gratificação de Incentivo aos Cuidadores) aos salários, e criar a GIA (Gratificação de Incentivo aos Assistentes de Alunos)”.

NICOLETTI (PSL)

“Vamos implantar escolas em tempo integral. Para que as mães possam trabalhar, nossa meta é que toda criança de até 3 anos tenha vaga na creche. Teremos escolas cívico-militar e mais acesso ao transporte escolar. Vamos investir na capacitação dos professores para o ensino à distância e realizar mutirões para que as crianças recuperem o ano letivo de 2020, praticamente perdido. Valorização do professor: para isso, vamos incorporar a GID aos salários da categoria e viabilizar o rateio do Fundeb”.

LUCIANO CASTRO (PL)

“A nossa principal meta é erradicar o analfabetismo em Boa Vista, com a universalização dos ensinos pré-escolar e fundamental, da 1ª à 5ª séries e aumento do Ideb. Vamos construir uma escola-modelo de tempo integral, na Zona Oeste. Até 2024 os professores vão ter graduação, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. Vamos rever o Plano de Carreira e incentivar a qualificação continuada, além de avaliar a incorporação da GID nos vencimentos”.

GERLANE (Progressistas)

“Na educação, nossa prioridade será ampliar o número de vagas nas creches e educação infantil. Também vamos resolver a fila da matrícula. Hoje pais e mães levam dias tentando ligar no 0800 e só dá ocupado. Na minha gestão, a empresa terá que atender a ligação em até 30 segundos ou será multada. Além disso, vamos possibilitar a matrícula pela internet e aplicativo. Também vamos garantir o transporte escolar nas área rural e indígena”.

PASTOR ISAMAR (Podemos)

“Vamos abrir um canal de diálogo com os professores para discutirmos o atual sistema pedagógico. Haverá ainda uma justa aplicação da Gratificação de Incentivo à Docência (GID). Contrataremos psicólogos para atuar nas escolas, dando a alunos e professores o apoio necessário para uma educação de qualidade. Teremos um calendário de formação contínua dos professores, com cursos, congressos, eventos e formação na pós-graduação lato sensu e stricto sensu. As escolas das comunidades indígenas do município serão valorizadas como as da zona urbana”.

SHAOLYN (PMN)

“Em nossa gestão será priorizado o investimento na rede de ensino infantil e fundamental com atenção a educação especial. Promovendo cursos técnicos dos profissionais ligados a educação (professores e técnicos). Também criando programa de bolsas universitárias com o transporte universitário gratuito. Construindo mais escolas, creches e casas mães, desta forma garantindo uma educação de qualidade para o município”.

*A FolhaBV entrou em contato com todos os candidatos ao cargo de Prefeito de Boa Vista, mas Artur Henrique (MDB), Fábio Almeida (PSOL) e Wilson Précoma (PCO) não deram retorno.