Eleições 2018

Telmário anuncia unificação de comando na segurança pública, educação e agricultura

Dentro da reforma administrativa, candidato promete reduzir salários do primeiro escalão, valorizar servidor, entre outros projetos

Telmário anuncia unificação de comando na segurança pública, educação e agricultura Telmário anuncia unificação de comando na segurança pública, educação e agricultura Telmário anuncia unificação de comando na segurança pública, educação e agricultura Telmário anuncia unificação de comando na segurança pública, educação e agricultura

Leo Daubermann

Editoria de Política

Em entrevista ao programa Agenda da Semana desse domingo, 9, na Rádio Folha AM 1020, o candidato ao governo do Estado, senador Telmário Mota (PTB), disse que pretende unificar ações de três importantes áreas: segurança pública, educação e agricultura. Essa foi a primeira das cinco entrevistas que serão realizadas com os candidatos à cadeira do Palácio Senador Hélio Campos.

“Roraima está abandonado, com pobreza, violência, desemprego, descaso na saúde, na educação. O nosso plano de governo foi debatido com a sociedade civil organizada, com os sindicatos”, afirma Telmário.

Segundo o candidato, as quatro instituições voltadas para a segurança pública em Roraima, Secretarias de Justiça e Cidadania (Sejuc), e Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Militar e Civil, serão integradas e as ações unificadas. “Nós temos, proporcionalmente, o maior índice de violência do país, e isso é inadmissível. Segurança pública é qualidade de vida, não podemos mais sentir medo de sair de casa”, explica. 

O candidato pretende viabilizar capacitações e equipar toda a corporação policial com equipamentos modernos. “Não quero unificar as secretarias, mas integrar as ações, vamos fortalecer a polícia inteligente, temos que chegar na frente das ações dos bandidos”, diz Telmário.

Ao ser questionado sobre a área de educação, o candidato afirma que os servidores serão capacitados e melhor remunerados para que prestem um serviço de qualidade e motivados. “Nós também melhoraremos a estrutura das escolas, com salas climatizadas, computadores, internet, para que os alunos também se sintam motivados”, disse. 

“Vamos unificar a Univirr (Universidade Virtual de Roraima) e a Uerr (Universidade Estadual de Roraima). Vamos pegar a experiência da Univirr com o quadro que nós temos da Uerr e vamos fazer os cursos à distância, multiplicando informações, porque hoje o menino do campo, o indígena está vindo para cidade para estudar. E serão cursos técnicos voltados para a agricultura, para o turismo, aproveitando o potencial de cada região,”, falou o candidato.

Dentre as ações de seu governo, Telmário também pretende integrar órgãos voltados ao setor primário e concentrar todas as ações na Secretaria de

Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). “Alguns órgãos ficam sendo um gargalo do outro. Vamos integrar a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima), Iacti (Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima) e Agricultura, para nenhum servir de empecilho para o outro”, disse.

Telmário lembrou que existem 67 assentamentos do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e promete criar empresa de assistência técnica e extensão rural.

Com relação à saúde, o candidato afirma que os problemas são relacionados à má gestão e à corrupção, e que pretende dar um tratamento humanizado no setor.

“Nós pretendemos instalar uma UTI no sul do estado, inclusive já vou garantir a verba com minhas emendas no final do ano, e uma UTI em Pacaraima, somada a de Boa Vista, teremos três UTIs. Assim, será possível realizar cirurgias também nessas localidades”, fala.

Dentro da reforma administrativa que pretende realizar, Telmário também promete a redução dos salários do primeiro escalão, diminuição do duodécimo repassado aos Poderes e políticas de valorização do servidor.

“Precisamos cortar recursos e motivar nosso servidor. Pretendo rediscutir os PCCRs e garantir isonomia salarial para todas as categorias”, destacou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.