Mais de 30 educadores, pais de alunos e moradores participaram de uma escuta pública promovida nesta sexta-feira (13) na escola municipal Antônio Rodrigues, no município do Uiramutã, Norte de Roraima. A iniciativa marca a reta final da construção do primeiro currículo intercultural e indígena da Educação Infantil do Brasil.
O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd) e teve como objetivo apresentar à comunidade as proposições já elaboradas e inseridas no currículo, além de ouvir sugestões e considerações dos participantes.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Ensino da Semecd, professora Lindinaia Pereira Melquior, a escuta pública é parte essencial do processo, que começou em 2021 e envolveu visitas a diversas comunidades indígenas do município. “Essa etapa é importante porque estamos considerando também a realidade da sede, onde há alunos estrangeiros. A proposta é construir um documento curricular que respeite as especificidades culturais e linguísticas da região”, explicou.
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As escutas públicas anteriores foram realizadas nas comunidades Serra do Sol, Ticoça, Pedra Branca e Água Fria. O material coletado será sistematizado e passará pelas etapas de validação técnica, análise do Conselho Municipal de Educação e, por fim, será encaminhado para aprovação da Câmara de Vereadores.
Segundo a Semecd, o currículo que está sendo desenvolvido é pioneiro no país por propor uma abordagem educacional voltada à valorização dos saberes ancestrais, das línguas indígenas e das práticas culturais locais desde os primeiros anos escolares.
Para o secretário municipal de Educação, Damázio de Souza Gomes, a construção do currículo representa um marco histórico. “Mais uma vez o Uiramutã sai na frente. Estamos documentando o conhecimento dos nossos antepassados e valorizando nossa identidade cultural desde a base, que é a Educação Infantil”, declarou.