
Mais de 60 alunos indígenas concluíram o primeiro curso de Magistério Indígena “Amoo’ko Usantan” no Uiramutã, ao Norte de Roraima. A turma colou grau, na tarde de dessa sexta-feira (12), na comunidade indígena Monte Moriá I, a aproximadamente 12 quilômetros da sede do Município.
O curso teve duração de dois anos e foi o primeiro a ser ministrado em uma comunidade indígena no Uiramutã pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto do Uiramutã (Semecd).
A maioria dos alunos é do povo Ingaricó da Terra Indígena Serra do Sol, no extremo Norte de Roraima. Muitos deles andavam mais de 20 quilômetros em uma região de difícil acesso para chegar à sala de aula na comunidade Monte Moriá I. O curso também contemplou indígenas das etnias Patamona e Macuxi.
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A diretora do Ceforr, Stela Damas, participou da formatura com o secretário de Educação de Uiramutã, Damázio de Souza Gomes. Ela informou que o curso presencial teve 2.500 horas e foi específico para os Ingaricó, mas alunos Macuxi e Patamona também participaram.
“O curso de qualificação profissional indígena garante educação específica para manter a tradição dos povos originários. Ele nasceu com este propósito: fortalecer a cultura indígena com professores formados na própria comunidade. Agradeço a importante parceria firmada com a Secretaria de Educação do Uiramutã”, ressaltou.
Stela adiantou que em janeiro do próximo ano, o Ceforr vai publicar um novo edital para formar a próxima turma do Magistério Indígena no Uiramutã. O Centro dispõe de uma gerência de formação de professores indígenas, formada por professores indígenas, que também trabalha na produção de material didático nas línguas maternas de Roraima.
A diretora do Centro Regional de Educação Escolar Indígena Mirikiyo Macuxi, Lacimir da Silva, também participou da formatura no malocão da comunidade indígena.
O secretário de Educação de Uiramutã falou da importância da formação de professores indígenas.
“É crucial para garantir uma educação escolar diferenciada, bilíngue e intercultural que valoriza, fortalece e preserva as identidades étnicas, línguas e saberes ancestrais do nosso povo. Agradeço ao Ceforr pela parceria”, ressaltou Damázio.
Formação específica
O curso de magistério indígena “Amoo’ko Usantan” é um dos programas de formação de professores indígenas de Roraima. Ele é uma iniciativa do Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Seed) e do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr), e visa qualificar professores indígenas que já atuam nas comunidades, mas não possuem formação específica.
A formação tem como objetivo qualificar professores indígenas para atuarem em suas próprias comunidades, promovendo um ensino mais contextualizado e alinhado às necessidades socioculturais da região.
“O curso representa um avanço significativo na valorização da educação indígena e no fortalecimento da identidade dos povos originários. Vamos continuar investindo na capacitação profissional de nossos professores, pois nossos alunos merecem uma educação de qualidade”, finalizou o secretário.