EDUCAÇÃO

Uiramutã conclui segunda etapa do programa de alfabetização pós-pandemia

Iniciativa capacitou educadores para reforçar aprendizagem de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental

Dinâmica de grupo durante a capacitação na escola estadual Joaquim Nabuco, na sede do Uiramutã (Foto: Divulgação)
Dinâmica de grupo durante a capacitação na escola estadual Joaquim Nabuco, na sede do Uiramutã (Foto: Divulgação)

Profissionais da educação do município de Uiramutã, região norte de Roraima, finalizaram nesta quinta-feira (26) a segunda etapa do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O curso, realizado na Escola Estadual Joaquim Nabuco, reuniu 150 professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares durante dois dias de formação.

Desenvolvido pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforr), órgão vinculado à Secretaria de Educação e Desporto de Roraima, o projeto tem como meta:

  • Alfabetizar crianças até o 2º ano do ensino fundamental;
  • Recuperar defasagens de aprendizagem nos 3º, 4º e 5º anos, agravadas durante a pandemia de COVID-19;
  • Promover equidade educacional, considerando contextos regionais, socioeconômicos e culturais.

A iniciativa é organizada em quatro módulos, com foco no intercâmbio de práticas pedagógicas entre os educadores. “É uma troca de experiências que envolve dinâmicas e debates sobre metodologias de alfabetização”, explicou Régia Nobre, representante do Ceforr no município.

Segundo Nobre, os participantes tiveram desempenho positivo na formação. “O engajamento dos cursistas foi excelente, e a expectativa é que o terceiro módulo ocorra ainda este ano”, afirmou.

Entre os beneficiados está Marciene Silva de Souza, professora da Escola Indígena Monte Moriá II. “O curso nos dá ferramentas para melhorar nosso trabalho em sala de aula, especialmente no processo de alfabetização, que exige dedicação e técnicas adequadas”, disse.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma política pública implementada em todo o país, com o objetivo de reduzir desigualdades educacionais e fortalecer a cooperação entre estados e municípios. Em Roraima, o programa está sendo realizado em todos os municípios, com adaptações para atender às especificidades locais – como no caso de Uiramutã, cidade com predomínio de população indígena.

A próxima etapa do projeto deve ser anunciada nos próximos meses.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.