
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) aprovou, nesta quarta-feira (17), seis novos programas de residência uniprofissional em Medicina Veterinária. As formações contemplam diversas especialidades da área, com início previsto para março de 2026.
A aprovação ocorreu com a 12ª sessão ordinária da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão ofertadas seis residências, com número de vagas distribuídas por especialidade.
Serão ofertadas áreas estratégicas da formação veterinária, dentre elas: Clínica Médica de Animais de Companhia, Diagnóstico por Imagem em Animais de Companhia, Patologia Animal, Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia e Anestesiologia Veterinária.
Segundo a professora da UFRR e coordenadora dos programas, Heloísa Godoy, as bolsas destinadas aos residentes serão financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Trata-se de um marco importante para a universidade. Esses programas ampliam significativamente a capacitação de novos médicos-veterinários, preparando especialistas qualificados para o mercado de trabalho e para o atendimento em saúde animal”, afirmou.
Heloísa ressalta ainda que esta é a primeira vez que residências uniprofissionais em Medicina Veterinária são aprovadas em Roraima, o que consolida a UFRR como referência regional na formação especializada na área.
“Além disso, os programas contribuem para o fortalecimento do ensino e a pesquisa na universidade e em Roraima contribuindo para a qualificação dos serviços prestados à sociedade, especialmente no contexto da saúde e cuidado com os animais de companhia”, destaca.
As informações sobre os editais de seleção e o número de vagas por especialidade, serão divulgados em breve nos canais oficiais da instituição.