Candidatos aguardando a abertura dos portões que ocorreu às 8h.(Foto: Emilly Duarte/FolhaBV).
Candidatos aguardando a abertura dos portões que ocorreu às 8h.(Foto: Emilly Duarte/FolhaBV).

O Vestibular 2026 da Universidade Federal de Roraima (UFRR) movimentou a manhã deste domingo (30), em Boa Vista. Ao todo, 760 vagas estão sendo disputadas em 38 cursos de graduação, com provas aplicadas no campus Paricarana e em outros locais da capital. 

Os portões foram fechados às 8h, e a movimentação antes do início das avaliações reuniu estudantes ansiosos. A reportagem da FolhaBV esteve em um dos locais de prova e conversou com candidatos que compartilharam suas expectativas e experiências de preparação.

(Foto: Emilly Duarte/FolhaBV).

A estudante Isabella Brasil, de 17 anos, quer uma vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo. Ela explica que apostou na rotina escolar para se preparar.

“Me esforcei bastante na escola e ainda revisei alguns conteúdos no cursinho. Também fiz o Enem, então minha expectativa é garantir a vaga com a nota de uma das provas. Gosto de Direito, mas minha primeira opção é Arquitetura”, afirmou.

Para Pedro dos Santos Mafra, de 18 anos, o caminho até o vestibular seguiu em outra direção. Ele conta que precisou estudar em casa por não ter condições financeiras de frequentar um cursinho.

“Mesmo estudando sozinho, me dediquei bastante e foquei principalmente na redação. Estou disputando uma vaga em Engenharia Elétrica e preciso de uma boa nota. Minha expectativa é me sair bem, especialmente em português”, completou.

A jovem Ketely Gisele, de 17 anos, que sonha em ingressar no curso de Agronomia, afirma ter se dedicado intensamente aos estudos ao longo do ano. Ela diz ter mais afinidade com Língua Portuguesa e acredita que pode ter um desempenho melhor na redação da UFRR do que no Enem.

Ketely Gisele e suas amigas que também farão a prova. (Foto: Emilly Duarte/FolhaBV).

“A expectativa é boa. Espero acertar mais questões, porque meu resultado no Enem 2025 não foi o que eu esperava. Mas acredito que, na prova de hoje, tudo vai dar certo”, comentou.

A candidata Nascilene Araújo, de 26 anos, busca retomar a graduação em Jornalismo, interrompida após dois semestres afastada por motivos pessoais. Ela afirma que pretende continuar estudando após concluir o curso e planeja ingressar em Direito no futuro.

Candidata Nascilene Araújo. (Foto: Emilly Duarte/FolhaBV).

“Tive minha matrícula cancelada e estou fazendo o vestibular para voltar e concluir o TCC, que é o que falta. Revisei o conteúdo, mas não de forma exaustiva. Acredito que a redação será tranquila”, concluiu.

Entre os 38 cursos ofertados, Medicina é o mais concorrido, com 41 candidatos por vaga. Na sequência, estão Direito com 28 candidatos por vaga, Psicologia com 24 candidatos por vaga e Medicina Veterinária com  16 candidatos por vaga.