EDUCAÇÃO

Seminário discute avanços e desafios da alfabetização em Roraima

Evento será realizado nesta sexta (30) e sábado (31) no Ceforr, com foco na alfabetização infantil, especialmente pós-pandemia

Alfabetizção é um tópico a ser discutido, principalmente pós covid-19
De acordo com dados do Inep em 2021, 56,4% dos alunos do 2º ano foram considerados não alfabetizados. (Foto: Ascom/Seed)

A alfabetização infantil será o tema central do I Seminário de Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização, que acontece nesta sexta-feira (30) e sábado (31) no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr), em Boa Vista. O evento é promovido pela Secretaria de Educação e Desporto (Seed), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RR).

Com programação das 8h às 19h na sexta-feira e das 8h às 12h no sábado, o seminário é voltado para professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, equipes gestoras, técnicos das secretarias de educação e professores formadores. O objetivo é discutir estratégias para fortalecer a alfabetização e aprimorar as práticas pedagógicas nas escolas do estado.

Durante o encontro, os participantes vão analisar os resultados de avaliações aplicadas em 2024 no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC).

“A ideia é que Estado e Municípios possam apresentar diferentes resultados e propor estratégias de como trabalhar esses dados em prol da melhoria da qualidade da alfabetização das nossas crianças”, explicou a diretora do Ceforr, Stela Damas.

Compromisso Nacional

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. A política pública foca na recuperação das aprendizagens, especialmente após os impactos da pandemia de covid-19.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 2021, 56,4% dos alunos do 2º ano foram considerados não alfabetizados — cerca de 2,8 milhões de crianças em todo o país.

Em Roraima, o programa é executado por meio de um regime de colaboração entre Estado e Municípios, consolidado na iniciativa “Roraima Alfabetizando Hoje”. A proposta inclui encontros formativos para troca de experiências e alinhamento de práticas que assegurem o desenvolvimento da leitura e da escrita na idade adequada.

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