
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 chegaram ao fim neste domingo (16), com a aplicação das provas de matemática e ciências da natureza. Cerca de 70% dos 4,8 milhões de inscritos compareceram aos dois dias do exame.
O balanço foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que também informaram que os gabaritos do segundo dia serão publicados na próxima quinta-feira (20). Já os resultados finais estão previstos para janeiro de 2026
De acordo com o MEC, cerca de 585 mil colaboradores atuaram em todo o país para garantir a execução do Enem 2025, incluindo equipes de apoio, segurança, Correios e forças policiais.

Novidades do Enem 2025
Uma das novidades desta edição é a possibilidade de reaplicação para participantes que não conseguiram fazer a prova por doenças infectocontagiosas ou problemas de logística. O pedido poderá ser feito a partir desta segunda-feira (17), até às 12h do dia 21 de novembro, pela Página do Participante. As novas provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.
O Inep informou ainda que participantes de cidades atingidas por desastres naturais também terão direito à nova aplicação. Cada inscrito fará apenas a prova relativa ao dia em que sua participação foi afetada.
Entre as mudanças deste ano está o retorno da certificação do ensino médio pelo Enem. Mais de 98 mil participantes maiores de 18 anos solicitaram o documento, que exige, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.