Educação

Roraima fica abaixo da meta do Ideb em todas as etapas de ensino

O estado quase superou a meta nos anos inicias, mas teve menor resultado no Ensino Médio

Roraima fica abaixo da meta do Ideb em todas as etapas de ensino Roraima fica abaixo da meta do Ideb em todas as etapas de ensino Roraima fica abaixo da meta do Ideb em todas as etapas de ensino Roraima fica abaixo da meta do Ideb em todas as etapas de ensino
O Ensino Médio teve índice de 3,5, ficando 1,8 pontos a menos da meta projetada para 2023. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
O Ensino Médio teve índice de 3,5, ficando 1,8 pontos a menos da meta projetada para 2023. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Em todas as etapas de ensino, o estado de Roraima ficou abaixo da meta projetada do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. Os resultados do índice foram publicados nessa quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A edição do Ideb 2023 não possui metas estipuladas, mas os resultados são comparáveis com as edições anteriores, neste caso comparado à meta de 2021. De acordo com o indicador, Roraima alcançou 5,5 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), 0,4 pontos a menos da meta; resultado de 4,3 pontos nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, sendo 1,1 a menos; e 3,5 no ensino médio, com 1,8 pontos a menos do índice projetado.

Os resultados indicam que o estado quase superou a meta nos anos inicias, ficando abaixo apenas por 0,4 pontos. Além disso, mostra que os resultados cresceram ao longo do ciclo 2007-2021, tanto nos anos iniciais e finais.

Reflexo no Brasil

O resultado do Ideb em Roraima faz parte do reflexo brasileiro. Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental.

Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o resultado do Ideb reforça a importância de o MEC seguir atuando junto aos estados e aos municípios para a superação das desigualdades educacionais. “Estamos cientes do tamanho do nosso desafio para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Por isso, estamos investindo em programas transformadores como o Pé-de-Meia e o Escola em Tempo Integral”, defendeu.

Metas e projeções

O Ideb é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb. 

O Indicador foi criado em 2007, mesmo momento em que se estabeleceu o “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, o Distrito Federal, bem como resultados projetados para cada unidade escolar. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Conforme o Inep, em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico (GT Novo Ideb), com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e das novas metas.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.