O diretor escolar Felipe Cavichiolo destaca que, embora o aplicativo seja uma ferramenta de expressão e entretenimento, ele pode ser uma grande distração e prejudicar o desenvolvimento acadêmico
O diretor escolar Felipe Cavichiolo destaca que, embora o aplicativo seja uma ferramenta de expressão e entretenimento, ele pode ser uma grande distração e prejudicar o desenvolvimento acadêmico

Na reta final de estudos, a plataforma de vídeos curtos TikTok promove, nos dias 1º e 2 de novembro, o “Aulão do TikTok” em todo o país, projeto gratuito voltado para estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Boa Vista, as aulas serão transmitidas no cinema do Pátio Roraima Shopping, das 10h30 às 12h30.

As aulas acontecem em 48 salas de cinema de 32 cidades brasileiras, com 14.750 ingressos gratuitos por dia. O objetivo é oferecer uma revisão intensiva em formato leve e interativo, inspirado na linguagem da plataforma. Os ingressos estão disponíveis pelo Sympla, e cada CPF pode retirar até dois por dia. 

O conteúdo será ministrado por oito professores criadores de conteúdo no TikTok. No primeiro dia, o foco será nas disciplinas de Ciências Humanas, com aulas de História, Geografia, Redação e Português. Já no segundo dia, o aulão abordará as Ciências da Natureza, com conteúdos de Biologia, Química, Física e Matemática. 

No primeiro dia, focado em ciências humanas, haverá aulas de história com Samuel Nepomuceno, geografia com Sebastian Fuentes, redação com Barbara Garbinato e português com Letícia de Souza.

O segundo aulão abordará as ciências da natureza, com conteúdos sobre biologia com Yago Stephano, química com Gabriel Cabral, física com Ronaldo Carrilho e matemática com Gabriela de Mello.

Segundo o TikTok, o crescimento de conteúdos educacionais na plataforma aumentou seis vezes em 2025, com destaque para vídeos sobre o Enem, que somaram 3,8 bilhões de visualizações entre janeiro e outubro. A empresa afirma que a proposta é usar o formato digital como complemento aos estudos tradicionais, tornando a reta final de preparação mais dinâmica.

Após o evento, o curso Anglo, parceiro do projeto, disponibilizará 20 mil bolsas integrais para um curso online de revisão para o Enem. A orientação sobre como participar será apresentada ao fim do segundo dia de aulão.

Outra iniciativa ligada ao projeto é a campanha #AprendaNoTikTok, que premia vídeos educativos criados entre 15 de outubro e 15 de novembro. Serão distribuídos R$ 75 mil entre 15 criadores de conteúdo nas categorias STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), Ciências Humanas e Linguagens e Sustentabilidade. 

Serviços

Aulão do TikTok

Quando: 1º e 2 de novembro, das 10h30 às 12h30

Ingressos: gratuitos, retirados no Sympla