
O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (9), as datas para inscrições e aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os estudantes terão de 26 de maio a 6 de junho para realizar as inscrições, para prova aplicada nos dias 9 e 16 de novembro.
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do exame foi encerrado em 2 de maio. Caso o participante não tenha sido contemplado com a isenção, será necessário pagar R$ 85.
“Tanto você que está no terceiro ano do ensino médio, vai concluir, que já concluiu o ensino médio e que quer ter a oportunidade de ir para a universidade, não percam a oportunidade. Jovens brasileiros e brasileiras, Enem 2025, data de inscrição de 26 de maio a 6 de junho, e as provas serão dia 9 e 16 de novembro. Um forte abraço e viva o Enem e viva a educação”, declarou o ministro da Educação, Camilo Santana, na rede social X (antigo Twitter).
Aplicação do Enem
O Enem é dividido por duas provas, com questões objetivas e dissertativas (redação). No primeiro dia serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação. Já no segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.