Alunos da Escola Estadual Girassol, deram início neste semestre a um projeto piloto voltado para a educação fiscal. Desenvolvido de forma interdisciplinar, o projeto envolve diferentes componentes curriculares e está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento Curricular de Roraima (DCR).
Segundo a professora idealizadora, Diana Mangabeira, durante as pesquisas, os alunos visitam diferentes setores e órgãos do poder público. Há algumas semanas atrás, os estudantes visitaram a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), e na manhã desta sexta-feira (6), o local escolhido para a observação foi a Controladoria Geral do Estado (CGE-RR), juntamente com a Ouvidoria Geral de Roraima.
Segundo a professora, a iniciativa tem como objetivo apresentar aos estudantes o funcionamento do sistema tributário, a aplicação dos recursos públicos e o papel das instituições fiscalizadoras do Estado.
“A gente pensou em trabalhar o projeto de educação fiscal por ser um tema transversal, que permite trabalhar a cidadania desde cedo, para assim entender como é a questão dos tributos, como fazemos o pagamento dos nossos impostos, como nós os recebemos de volta por meio de serviços como saúde, educação, infraestrutura e cidadania”, explicou a professora.
Diana destaca ainda que o projeto tem um olhar inclusivo, considerando a diversidade do alunos da instituição.
“Temos alunos migrantes venezuelanos, haitianos, cubanos então as produções textuais foram feitas em português, espanhol e inglês. Isso valoriza a variedade linguística e cultural da sala de aula”, afirmou.
Educação fiscal e diário de bordo
Durante a visita na CGE-RR, o controlador geral, José Carlos Melo, destacou a importância do projeto dentro das escolas, e que assim é possível levar conhecimento aos cidadãos.
“Quando a criança compreende como funciona a administração pública, ela não só se conscientiza, mas também leva essa conscientização para sua família. Como é um projeto piloto, a expectativa é que ele seja disseminado para outras escolas do estado”, concluiu.
A visita também incluiu uma apresentação da Ouvidoria Geral do Estado. Para a ouvidora, Ynaê Azevedo, a experiência foi uma oportunidade de aproximar os alunos do papel que o órgão desempenha na relação entre o cidadão e o poder público.
“Pudemos mostrar a eles como somos a porta-voz entre o cidadão e a administração pública, e como é possível registrar manifestações sejam elas elogios, denúncias, reclamações, sugestões ou pedidos de acesso à informação”, explicou a ouvidora.
Para os alunos, o projeto tem despertado um novo olhar sobre o papel do cidadão e o funcionamento do Estado. Rosa Santos, de 14 anos, estudante do 8º ano, destaca o quanto tem aprendido ao longo das atividades.
“Aprendi bastante sobre os meus deveres e direitos dentro da sociedade. Estamos entendendo para onde vai o nosso dinheiro, como ele é distribuído e usado. Por isso viemos até a controladoria, para aprender mais. Estamos criando fábulas, poemas e contos sobre educação fiscal. Vamos apresentar nosso trabalho na Feira Estadual de Ciências. Isso está ajudando muito”, contou.