Quase 100 professores aprovados em concursos públicos foram empossados nesta sexta-feira (1º) para atuar na rede estadual de ensino em Roraima. A solenidade ocorreu na sede da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), no Centro de Boa Vista.
Foram nomeados 95 docentes: 86 aprovados no concurso da Educação Básica e nove no concurso específico e diferenciado voltado à Educação Escolar Indígena. Com essa convocação, o governo afirma ter totalizado 1.729 professores empossados desde o início da atual gestão.
De acordo com a Seed, os novos servidores devem passar por formação nos próximos dias antes de iniciarem as atividades em sala de aula na capital, no interior e em comunidades indígenas.
Para alguns dos professores, a posse representa o fim de uma longa espera. A professora Luciane Melchior, por exemplo, atuou como seletivada por 20 anos antes de ser empossada.“Agora vou poder contribuir ainda mais com a minha comunidade. Esperei duas décadas por isso”, disse.
O professor Alexandre Alves relatou que a posse marca a conclusão de um ciclo pessoal e profissional.“Passei por todas as etapas da escola pública. Ser empossado hoje é uma realização e uma forma de retribuir o que aprendi”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investimento na Educação Indígena
Durante o evento, o governador Antonio Denarium destacou que o concurso para professores indígenas foi elaborado com a participação das lideranças comunitárias e reforçou a importância da iniciativa para as cerca de 370 escolas estaduais, das quais 260 ficam em comunidades indígenas. Ele também anunciou que os alunos da rede estadual receberão kits de uniforme ainda neste mês.
O secretário de Educação, Micael Cury-Rad, acrescentou que a convocação busca suprir a demanda tanto na capital quanto no interior e nas comunidades indígenas. “A contratação é imediata e os professores empossados iniciarão a formação para assumir as salas de aula o quanto antes”, afirmou.