Um projeto do Colégio Estadual Militarizado Profª Maria Nilce Macedo Brandão vai representar Roraima na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Chamado “Gota a Gota: Uma Escola Sustentável”, o projeto venceu a etapa estadual da competição. O encontro acontecerá em Brasília entre os dias 06 a 10 de outubro.
O estudante Kauã Soares, do 7º ano, é o delegado da escola que representará o estado na conferência. O aluno conquistou a vaga, após vencer a etapa interna e estadual em que ele teve que apresentar a proposta do projeto em 3 minutos. Nesse último, Kauã apresentou a proposta novamente, mas agora contra outros 54 projetos de escolas da capital e de outros municípios.
“Vai ser a primeira vez que vou para outro Estado, então é gratificante poder representar Roraima e os outros colegas da escola que também se dedicaram para o projeto acontecer e chegar até onde estamos hoje”, comemorou o aluno Kauã Soares, de 13 anos.
(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).
Além de Kauã, um grupo de dez alunos do estado também acompanhará o evento como ouvintes.
“Gota a Gota: Uma Escola Sustentável”
Mobilizando toda a comunidade escolar, o projeto surgiu após uma observação dos próprios alunos sobre a quantidade de água que estava sendo desperdiçada pelas centrais de ar do colégio.
“Em 2023, a Secretaria de Educação do Estado deu início a uma ação pedagógica que deveria ser implementada voltada para o uso consciente da água, então os professores começaram a trabalhar a temática em sala de aula e, com o apoio da gestão escolar, as práticas sustentáveis no colégio começaram a sensibilizar os alunos”, explicou a gestora pedagógica, Rosilene Carvalho.
Através da implementação dessa ação e, com a mobilização dos alunos, o projeto “Gota a Gota: Uma Escola Sustentável” tomou forma em 2025.
Com o objetivo de reaproveitar e evitar o desperdício, os estudantes com o auxílio dos professores, instalaram canos de pvc que foram acoplados nas centrais de ar e, por meio dessa tubulação, a água é despejada dentro de duas caixas d’ água de 500 litros.
A água reaproveitada fica armazenada em duas caixas, uma para fazer a limpeza da escola e outra para regar as plantas ornamentais , frutíferas e a horta do colégio.
“Conseguimos também diminuir o valor da conta de água da nossa escola, e isso é super importante para o meio ambiente já que mensalmente estamos economizando cerca de 40 mil litros de água” , pontuou o aluno Kauã.
Um projeto que complementa outro
Desde 2012, o Colégio Estadual Militarizado Profª Maria Nilce Macedo Brandão executa o projeto “Horta na Escola: Sustentabilidade em Ação” que promove a conscientização ambiental e o não desperdício dos alimentos.
Com o “Gota a Gota: Uma Escola Sustentável” a iniciativa foi ampliada, pois a água armazenada é utilizada para regar a horta que tem macaxeira, banana, pimenta do reino, manjericão, cebolinha, capim santo e outras variedades de hortaliças que são utilizadas como complementos na merenda escolar.
“Tanto o “Gota a Gota” quanto o “Horta na Escola”, são projetos que fazem parte do dia a dia dos alunos aqui no colégio, então é desde a montagem, a plantação, a regar e colher a produção”, finalizou a gestora pedagógica, Rosilene Carvalho.