ALUNOS DA REDE PÚBLICA

Projeto que oferece educação técnica empreendedora inaugura unidade em Roraima

Em uma pesquisa conjunta, atendendo as demandas educacionais do estado, o curso técnico escolhido para integrar ao ensino foi o de Técnico em Administração, atuante de início em três escolas de Roraima

Projeto que oferece educação técnica empreendedora inaugura unidade em Roraima

Em uma cerimônia de inauguração, o Sebrae Roraima em ação conjunta entre a Secretaria Estadual de Educação e Desporto e a Secretaria de Planejamento e Orçamento, deram início a Escola Sebrae no Estado. O Projeto tem como foco a educação empreendedora entre os jovens do país.

As primeiras escolas a apresentarem o modelo técnico de ensino em Roraima são: Escola Estadual Presidente Castelo Branco, Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos e o Colégio Estadual Militarizado Presidente Tancredo Neves. Em uma pesquisa conjunta, atendendo as demandas educacionais do estado, o curso técnico escolhido para integrar ao ensino foi o de Técnico em Administração, com a carga horária de 200 horas.

O projeto, agora atuante em Roraima, propõe ensino baseado no desenvolvimento de competências como gestão, inovação, criatividade e protagonismo. Tudo isso alinhado aos quatro pilares da educação definidos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Durante o lançamento nesta quarta-feira (6), ocorrido no auditório do prédio Airton Dias do Sebrae, o superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, destacou a importância da Escola Sebrae para o futuro dos jovens.

“Estamos trazendo para Roraima uma metodologia de Minas Gerais, que hoje está em vários estados do Brasil, e nós somos o primeiro da região Norte. Mas, mais importante que isso, é levar para os nossos jovens, em especial do ensino médio, um conhecimento de forma lúdica, de forma prática, sobre o comportamento do empreendedor, para que eles possam ser profissionais melhores, possam se tornar donos do seu negócio, sejam cidadãos mais estruturados em termos de conhecimento e qualidade”, afirmou Baú.

Superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú

Outro destaque do projeto é a parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que deve facilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho por meio do estágio.

“A parceria com o IEL é estratégica, porque o IEL reconhecidamente é uma instituição que faz esse vínculo entre universidade, escola e curso. Como o aluno já terá preparação em gestão e negócios, estará mais apto a ingressar no mercado”, completou o superintendente.

A gestora da Escola Sebrae em Roraima, Eliene Araújo, reforçou o caráter do projeto como um marco na educação. Segundo ela, os estudantes terão uma formação dinâmica e conectada com o mundo real.

“Nós temos as aulas teóricas, as práticas com empresas, o projeto ‘Futurinho’, onde os alunos vão conhecer negócios do próprio bairro, e ao final, vão realizar uma feira de negócios e iniciar o estágio. São várias fases dentro de um ciclo de um ano, com 800 horas de formação”, completou Eliene.

A gestora da Escola Sebrae em Roraima, Eliene Araújo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.