PREMIAÇÃO INÉDITA

Programa de Protagonismo Juvenil de Roraima vence prêmio nacional em defesa dos direitos das crianças e adolescentes

Com duração de 4 meses, o projeto tem como objetivo orientar os jovens roraimenses na escolha de suas carreiras e na preparação para o mercado de trabalho

Coordenador do PPJ comemora prêmio (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Coordenador do PPJ comemora prêmio (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O  Programa Protagonismo Juvenil (PPJ) desenvolvido em Roraima desde maio de 2024 foi premiado na categoria “Protagonismo de Crianças e Adolescentes” do Prêmio Neide Castanha.

Com duração de 4 meses, o projeto tem como objetivo orientar os jovens roraimenses na escolha de suas carreiras e na preparação para o mercado de trabalho. O projeto atendeu 22 escolas de 15 municípios do estado de Roraima e teve mais de 160 oficinas e palestras, atendendo cerca de dez mil estudantes. O projeto foca no protagonismo juvenil com a participação dos grêmios estudantis e comitês de participação de adolescentes.

A estatueta será entregue ao professor e jornalista Paulo Thadeu, Coordenador Estadual do PPJ, ao presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedcar), André Lucas e a representantes da Associação dos Estudantes de Roraima (Assoer).

Pela primeira vez o estado de Roraima foi contemplado. “Hoje nós estamos colhendo os frutos deste trabalho, o PPJ foi aprovado recentemente dentro do conselho da Criança e do adolescente como um programa oficial do CDCAR de apoio ao protagonismo juvenil e aos comitês de participação dos adolescentes”, destacou Paulo Thadeu

O PPJ é resultado de uma colaboração entre diversas entidades, incluindo a Associação dos Estudantes de Roraima (Assoer), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedcar), o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Defensoria Pública, a Vara da Infância e Juventude, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) e o Governo do Estado, através das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes). Além dessas instituições, coletivos de mídia como  Informe Popular, a Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR), o Grupo Diversidade, Grafoud, Raízes Brasileiras, também contribuem com a divulgação das atividades desenvolvidas pelo projeto que contam com a participação de escritores e músicos reconhecidos, como o poeta Eliakin Rufino, Miranda de Aquino e Aldenor Pimentel. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O coordenador do projeto comenta que todas as organizações e pessoas envolvidas no projeto comemoraram a indicação e a conquista do prêmio. “Isso mostra que nós estamos no caminho certo. O protagonismo juvenil e toda e qualquer ação de garantia do direito da criança e do adolescente, não tem um ator principal, são atores. Quando as instituições se unem elas conseguem o objetivo”, acrescentou.

Sobre o prêmio: 

A premiação Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, surgiu em 2010, e presta homenagem à assistente social Neide Castanha, que faleceu em janeiro do mesmo ano, sendo considerada uma das principais defensoras dos direitos das crianças e adolescentes. A assistente social é reconhecida até hoje pela sua vasta atuação em grandes marcos de enfrentamento  da violência contra crianças e adolescentes. Teve participação ativa no processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente e participou como membro técnico da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Exploração Sexual, que teve como objetivo investigar as principais redes de exploração sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

Após a conquista deste prêmio o coordenador estadual do projeto Paulo Thadeu, comenta sobre o futuro do projeto e afirma: “Agora podemos oficializar e lançar o próximo PPJ 2025, acredito que faltava apenas esse reconhecimento em forma de prêmio para institucionalizar o projeto e ele passar a ser um programa oficial de movimentação do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente”.

Uma das atividades promovidas pelo PPJ (Foto: Divulgação)

Conheça os vencedores da  14º edição do Prêmio Neide Castanha (2025):

 1.Atuação parlamentar: Deputada Federal Laura Carneiro.;

2. ·Boas Práticas em Rede: Instituto de Perícias para Crianças e Adolescentes (IPCA)- Perícia Oficial/MA – Perícia Oficial de Natureza Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão.;·

3. Boas práticas no enfrentamento à exploração sexual como uma das piores formas de trabalho infantil: Comissão de Atenção à Vítima do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso.

4. Cidadania: Marcelo Nascimento.;·

5. Comunicação digital: Curso “Escolas ON, Violências OFF” – Associação Serenas.

6.  Produção do Conhecimento: Centro Artístico Cultural Belém Amazônia -ONG Rádio Margarida.;-

 7. Responsabilidade social : Petrobras – Programa Petrobras  Socioambiental.;

8.  Protagonismo Juvenil: o Programa Protagonismo Juvenil – PPJ, iniciativa da Associação dos Estudantes de Roraima (ASSOER) e do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Fórum DCA/RR) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (CEDCAR).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.