EDUCAÇÃO

Professores do Uiramutã participam de seminário para fortalecer EJA

Evento discute currículo, identidade e estratégias para reduzir a evasão escolar no município mais indígena do Brasil

Encontro reuniu educadores para debater políticas públicas e valorização da EJA em uma das regiões mais isoladas de Roraima (Foto: Divulgação)
Encontro reuniu educadores para debater políticas públicas e valorização da EJA em uma das regiões mais isoladas de Roraima (Foto: Divulgação)

Teve início nesta terça-feira (1º) o I Seminário da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Uiramutã, no Norte de Roraima. Com o tema Educação, Currículo e Identidade: Desafios da Educação de Jovens e Adultos, o encontro ocorre na escola estadual Joaquim Nabuco e segue até esta quarta-feira (2).

O objetivo principal do evento é discutir caminhos para fortalecer a modalidade de ensino e combater a evasão escolar entre jovens e adultos no município, onde muitos não conseguiram concluir a educação básica em idade regular. A programação inclui palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho e uma plenária final para consolidar propostas.

Seminário promoveu reflexão sobre ensino para jovens e adultos e busca soluções para ampliar o acesso à educação no interior do estado (Foto: Divulgação)

Na abertura do seminário, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e do Conselho Municipal de Educação.

Durante o evento, os participantes destacaram a importância de ampliar o acesso à EJA e garantir sua regulamentação no município. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Educação, Adelaide Cavalcante, há expectativa de oficialização da modalidade com decretos previstos para agosto ou setembro, o que permitirá a validação dos certificados de conclusão.

O professor da UFRR, Sebastião Monteiro, alertou para o número expressivo de brasileiros acima de 25 anos sem educação básica, mais de 45 milhões, e defendeu políticas públicas que incentivem esse público a retornar às salas de aula.

Já a representante do CEFORR, Cleidiane Viana, ressaltou que ouvir as demandas dos professores é essencial para desenvolver estratégias eficazes de combate à evasão escolar.

Para o secretário municipal de Educação, Damázio de Souza Gomes, a EJA representa uma oportunidade de inclusão social, ao permitir que jovens e adultos retomem os estudos e ampliem suas possibilidades no mercado de trabalho.

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