
A professora de Artes, Nayra Sargica, decidiu ir em grande estilo para tomar posse no concurso público da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) nesta segunda-feira (5): com vestido de noiva.
Sargica explicou que foi à posse, com o traje, para cumprir uma promessa e para oficializar o casamento com o próprio trabalho.
“Essa é uma conquista que eu esperava há quatro anos e, graças a Deus, estou realizando. Era uma promessa que eu fiz: assumir o concurso vestida de noiva”, declarou. “É um casamento até que a morte nos separe. Casei com a profissão e casei com a Educação”.
Cerimônia de posse

Nesta segunda, no auditório da Seed, o governador Antonio Denarium (Progressistas) empossou a última turma de 68 novos professores dos dois concursos públicos da Educação, realizados em 2021.
Assim, o Estado chega à marca de 1.797 docentes efetivos empossados nos certames, sendo 1.007 da Educação Básica e 790 da Educação Indígena. Eles irão receber salário de R$ 6.069,59 para jornada semanal de 30 horas.
Os benefícios incluem GID (Gratificação de Incentivo à Docência), Gidae (Gratificação de Incentivo ao Atendimento Especializado), progressões funcionais e possível abono pecuniário extraordinário.
Do concurso da Educação Básica foram convocados 54 professores, dos quais 42 estavam aptos à posse. Os professores empossados são das disciplinas de Geografia, Artes, Educação Física, Língua Espanhola, História e Química, com lotação em escolas dos municípios de Boa Vista, Amajari, Cantá, Mucajaí e Uiramutã.
Já no concurso da Educação Escolar Indígena, dos 57 convocados, 26 tomaram posse. Os docentes atuarão nas áreas de Ciências Biológicas, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Artes, Educação Física, História, Geografia, Matemática e Pedagogia em escolas localizadas em comunidades indígenas dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Normandia e Uiramutã.
A lotação será no dia 15 de janeiro para professores da Educação Escolar Indígena e no dia 16 para os professores do concurso da Educação Básica, no auditório da Seed. Todos os profissionais empossados iniciam as atividades em sala de aula no dia 29 de janeiro, junto com o início do ano letivo.