O professor Márcio de Jesus (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O professor Márcio de Jesus (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O professor Márcio de Jesus, 39, foi eleito nesta sexta-feira (5) como novo diretor-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinter) para o quadriênio 2025-2028. A cerimônia de posse está marcada para 20 de dezembro.

A chapa Muda Sinter, comandada pelo docente, elegeu a diretoria executiva com 41,72% dos votos (625) e o conselho fiscal com 44,53% (667).

A candidatura Voz da Educação ficou em segundo lugar com 26,10% dos votos (391) para diretoria executiva e 30,84% (391) para o conselho fiscal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ao todo, 1.498 professores participaram do pleito promovido entre 24 de novembro e 3 de dezembro. A apuração terminou na madrugada desta sexta. A eleição teve 71% de abstenção – ao todo, 5.194 professores estavam aptos a votar.

Diretor eleito faz promessas e cita pacificação

À Folha BV, o diretor-geral eleito prometeu conhecer profundamente a realidade da instituição para buscar uma reorganização interna e mais proximidade com cada sindicalizado, com direito a “muito diálogo” entre a categoria e as autoridades estaduais.

Ademais, Márcio de Jesus disse que vai brigar pela reestruturação das carreiras dos docentes e melhorar o atendimento aos professores. Ele não descartou diálogo com professores que deixaram a diretoria, pois promete “um Sinter para todos”.

“Nós somos uma chapa que é formada de pessoas que são da base, que estão no chão da escola. Todas as pessoas, com a exceção dos aposentados, estão em atividade. São pessoas que conhecem essa realidade”, declarou.

Márcio de Jesus disse que conquistou a vitória ao unir e pacificar os grupos anteriormente divididos, se propondo a ouvi-los e apresentar suas propostas.

“Fizemos um trabalho de formação de lideranças, não só na capital, mas em todos os municípios. Tentamos formar lideranças em todos os municípios. E isso fortaleceu o grupo, foi a grande surpresa da campanha, porque os adversários imaginavam que a gente não tinha chegado em todos os lugares”, declarou após a vitória.

Chapa eleita

SetorTitular (es)Adjunto (a)
Diretoria geralMárcio Silva de JesusMaria Ester Fernandes de Sousa
Departamento de Administração e FinançasClaudio Silva da PazNair Rodrigues de Lira
Departamento de Política e Formação SindicalMarcondes Batista do RegoJoão Luis Nascimento Pereira
Departamento de Política EducacionalWagno Abreu de LimaTarcila Vieira
Departamento de Servidores FederaisSandro Hudson Peixoto PinheiroSilvania Mary Ramos Almeida de Santana
Departamento de Servidores EstaduaisSoraia Fonseca FrotaMaria Suzete da Silva Carmo e Souza
Departamento de Assuntos Jurídicos e LegislativosRafael Raimundo Oliveira AlbuquerqueWalderley Alves do Vale
Departamento de Comunicação e MarketingJuniôr Teixeira CarolinoSandro Silva Vitor
Departamento Social e Saúde do TrabalhadorAurea Nascimento FaustinoWagner Cunha Lobo
Departamento dos AposentadosElizeu Miguel DeodoroIraildes Rodrigues Pereira
Departamento da Mulher e Relações de Gênero, Diversidade e Direitos HumanosMaria Iveth da Silva PeixotoMaria das Graças de Oliveira
Departamento dos Servidores IndígenasEmerson Alves da SilvaOdalicio Messias Peixoto
Departamento dos Técnicos EducacionaisMarly AlmeidaLuzia Caetano Bitencourt Costa
Departamento de Patrimônio Material, Imaterial e Logística do InteriorElildo do Nascimento RibeiroMaria Solange da Silva Carmo Araújo
Conselho fiscalAntonio Eulandiso de Oliveira Moura, Cecília Cardozo de Melo, Elberth Viana Lima, Elvis Nascimento da Silva, Elyne Fernandes Furtado, Rafaela Dias Trindade da Silva, Edjane Rego Bezerra, Cláudia Souza de Albuquerque, Jeová Sousa do Nascimento e Ruinaldo Rodrigues

Quem é Márcio de Jesus

Márcio Silva de Jesus nasceu em 29 de dezembro de 1985, em Zé Doca (MA). É casado e pai e três filhos. É formado em Matemática pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e em Pedagogia pela Faculdade Faceten, além de especialista em Gestão Escolar e em Educação Especial (Faceten).

O docente mora em Roraima desde 2004, ano em que começou a trabalhar como professor municipal na região do Taboca, no Município de Bonfim. Em 2010, iniciou a carreira como professor estadual de Matemática em Caracaraí, se transferindo posteriormente para a capital Boa Vista. A presidência do Sinter será o seu primeiro cargo como dirigente sindical.