
Os estudantes que pretendem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2026 poderão utilizar as notas obtidas em até três edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A mudança foi oficializada por uma portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a portaria, o candidato deverá escolher a maior pontuação registrada no período para concorrer às vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior.
Além da alteração, o ministro da Educação anunciou no dia 9 de outubro a criação de 5 mil novas vagas em cursos voltados para tecnologia e inovação, que serão disponibilizadas em universidades e institutos federais já a partir do SiSU 2026.
As inscrições para o Sisu 2026 estão previstas para ocorrer entre os dias 20 e 24 de janeiro, segundo o cronograma preliminar do MEC. O resultado do Enem 2025 deve ser divulgado em 16 de janeiro, servindo como base para o início das inscrições.
Essa portaria foi assinada e publicada na sexta-feira (17), pelo o Ministro da Educação Camilo Santana, no site oficial do Sistema de Seleção Unificada.
SiSU
O Sisu é o sistema informatizado do MEC onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame. O processo ocorre geralmente no início de cada ano letivo.