ESCOLAS MUNICIPAIS

Mais de 500 alunos indígenas participam de jogos escolares no Truaru da Cabeceira

Evento segue até sábado com modalidades como arco e flecha, baladeira, cabo de guerra e futsal do lavrado

Estudantes disputam modalidades como bola ao alvo, arco e flecha, baladeira, cabo de guerra, corrida livre e futsal do lavrado. (Foto: Divulgação)
Estudantes disputam modalidades como bola ao alvo, arco e flecha, baladeira, cabo de guerra, corrida livre e futsal do lavrado. (Foto: Divulgação)

Mais de 500 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de escolas indígenas participam da 4ª edição dos Jogos das Escolas Municipais Indígenas, na Escola Municipal Vicente André da Silva, no Truaru da Cabeceira. Até sábado (16), eles disputam modalidades como bola ao alvo, arco e flecha, baladeira, cabo de guerra, corrida livre e futsal do lavrado.

Paola Oliveira, 11 anos, participa pela primeira vez do evento. (Foto: Divulgação)

Ao todo, 576 estudantes de 12 escolas indígenas participam das competições, que têm o objetivo de integrar os alunos, valorizar a cultura e incentivar a prática esportiva. A abertura contou com desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento de atletas e árbitros. O coral da escola anfitriã apresentou uma música em Wapichana, língua materna ensinada como disciplina na rede municipal.

Segundo o secretário de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira, os jogos vão além da competição. “Eles incentivam hábitos saudáveis, promovem união e valorizam a cultura indígena”, afirmou. Em junho, a prefeitura distribuiu mais de 42 mil itens esportivos às escolas, incluindo as indígenas, que também têm acesso a internet via satélite (Starlink), tablets, chromebooks, PlayTable, merenda regionalizada e transporte escolar. A Escola Vicente André recebeu ainda uma quadra moderna para sediar as competições.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, os investimentos em infraestrutura e equipamentos buscam oferecer às escolas municipais condições adequadas para ensino, esportes e convivência.

Todos os participantes recebem medalhas, e as escolas com maior pontuação geral recebem troféus de campeão, vice e terceiro lugar. O gerente de Educação Física da rede municipal, Admilson Costa, destacou que os jogos também contribuem para o desenvolvimento de valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Alunos como Paola Oliveira, 11 anos, participam pela primeira vez do evento e disputam o arco e flecha. Já Anthony Souza, da mesma idade, é veterano nas competições e disputa arco e flecha e futsal do lavrado.

O encerramento será no sábado (16), com as últimas provas e a cerimônia de premiação das escolas vencedoras e de todos os participantes.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.