O Laboratório Avançado de Pesquisa e Experimentos em Jornalismo da Amazônia (LAPEJ) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), foi cadastrado na base de dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com isso o LAPEJ ganha visibilidade nacional para colaborações e acesso a recursos.
O cadastro torna o LAPEJ o oitavo laboratório da universidade a integrar a Plataforma Nacional de Infraestrutura e Pesquisa (PNIPE). Esta plataforma visa facilitar o acesso e uso compartilhado de laboratórios e equipamentos de pesquisa no país.
A inclusão do laboratório fortalece o cenário científico local. Atualmente, Roraima conta com 14 laboratórios registrados na base do PNIPE, sendo a UFRR a principal contribuidora.
O que é o LAPEJ
O LAPEJ é um espaço voltado para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ele atende os discentes e docentes dos cursos de Graduação (Jornalismo) e Pós-graduação (PPGCOM) da UFRR.
O laboratório tem como foco a pesquisa e a proposição de novas estratégias de comunicação. Criam-se conteúdos sobre temáticas do cotidiano da Amazônia, buscando aproximar as relações da UFRR com a sociedade em geral.
Objetivos do PNIPE
A Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do MCTI possui metas estratégicas para o avanço científico, como:
- Mapear a infraestrutura e facilitar o acesso às informações sobre condições de uso e possibilidades de colaboração;
- Fomentar o uso compartilhado e otimizar recursos, evitando a duplicação de esforços;
- Subsidiar a formulação de políticas públicas e a tomada de decisões sobre investimentos em ciência e tecnologia
Informações: LAPEJ – [email protected] / 95 984271232