Foto: Vangela Morais/Arquivo
Foto: Vangela Morais/Arquivo

Começa nesta sexta-feira (31), a décima terceira edição do evento Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil–Guiana, no município de Bonfim, em conjunto com escolas da capital e de Lethem, na Guiana. A programação se estende por toda o dia e continua na próxima semana, no dia 7.

De acordo com o professor Paulo Ricardo, coordenador da iniciativa, a proposta é promover a integração entre estudantes por meio de oficinas, palestras, exposições, rodas de conversa e atividades lúdicas e científicas. A expectativa é envolver cerca de mil a 1,3 mil alunos, com idades entre 7 e 17 anos.

“É um projeto pedagógico que está no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e já faz parte da identidade da região”, explica o professor.

Programação e Atividades do Intercâmbio Intercultural

Programação diversificada

As atividades ocorrerão em diferentes escolas, coma participação de instituições como o Instituto Federal de Roraima (IFRR), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Museu Integrado de Roraima (MIR) e entre outros.

Nesta sexta-feira, as ações acontecem nas escolas municipais Oscar Fernandes Costa e Maciel Ribeiro Vicente da Silva, com atividades como contação de histórias, pintura facial, experimentos de química, lançamento de foguetes e palestras sobre mobilidade acadêmica internacional.

Localização e Próximos Eventos

Já no dia 7 de novembro, o evento ocorre no CEM XVII – Aldébaro José Alcântara e na Saint Ignacious Secondary School, em Lethem, na Guiana. Na programação constam oficinas, exposições, planetário, experimentos de eletromagnetismo e até uma travessia simbólica pela ponte binacional sobre o rio Tacutu.