A Universidade Federal de Roraima (UFRR) abre nesta terça-feira (23) o semestre 2025.2 com a Aula Magna, que também marca o início da I Semana de Educomunicação Socioambiental. O tema da conferência será “Integridade da informação científica”, ministrado pela professora Thaiane Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), às 19h, no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF). O evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público externo.
O reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, destaca a importância do tema para o momento atual. “Discutir a integridade da informação científica é estratégico, especialmente com a proximidade da COP30. Precisamos reforçar o compromisso com a ciência baseada em evidências, aproximando o conhecimento da sociedade e fortalecendo o elo entre ciência, comunicação e cidadania”, afirma.
A professora Thaiane Oliveira reforça que o debate é fundamental para a Amazônia. “Abrir o semestre com esta Aula Magna prepara estudantes e pesquisadores para lidar com a circulação de informações falsas ou distorcidas, que impactam decisões sociais e ambientais. Na região amazônica, o tema ganha ainda mais relevância diante dos debates globais sobre clima, biodiversidade e direitos de povos originários”, explica.
Além da Aula Magna, a I Semana de Educomunicação Socioambiental contará com mesas-redondas, oficinas e atividades culturais, reunindo pesquisadores, estudantes e representantes de grupos ligados à educação, comunicação e meio ambiente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Programação da I Semana de Educomunicação Socioambiental – UFRR
23 de setembro – terça-feira – Sala de cinema do CAF
14h às 16h – Mesa-redonda “A pesquisa ambiental em Roraima”
Grupos: Desenvolvimento rural sustentável; Direito ambiental econômico e energia; Diversidade Biológica em Ecossistemas Aquáticos de Roraima; Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia.
Mediação: Sewbert Jati
16h às 18h – Apresentação de materiais de grupos de pesquisa
Estudos e estratégias para o desenvolvimento sustentável; Mulheres, migrantes, saúde mental e bem-viver; Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia; Museu de Solos de Roraima.
Mediação: Vângela Morais
18h – Lançamento do Manual do Lavrado Roraimense
19h – Aula Magna/Conferência de Abertura – Auditório do CAF
Tema: “Integridade da informação científica” – Profa. Dra. Thaiane Oliveira (UFF)
24 a 27 de setembro – Oficinas – Sala 141 (CCLA)/ Atividades culturais
24 de setembro (quarta-feira)
8h às 12h – Oficina 1: Ecopsicanálise: uma conexão entre o humano e a Mãe Natureza – Maria do Socorro Lacerda, Abigaiu Gonçalves e Amanda Oliveira
12h às 18h – Palestra: Comunicação indígena – Comunidade Pato da Terra Indígena São Marcos – Thaiane Oliveira, Simão Farias e Tiago Lima
14h às 18h – Oficina 2: Como a desinformação ambiental ameaça o futuro do planeta? – Vanessa Vieira e João Paulo Pires
18h às 22h – Oficina 3: Cobertura jornalística da COP30 com olhar educomunicativo – Felipe Medeiros e Sheneville Araújo
25 de setembro (quinta-feira)
8h às 12h – Oficina 4: Tintas de Solos de Roraima: perceber para cuidar – Ednalva Duarte, Leidiane do Nascimento, Valdinar Ferreira e Carlos Henrique
14h às 18h – Oficina 5: Ensino e Natureza – Marcella Albaine Farias da Costa, Daísy Caldas Ramos e Amélia Carlos Tuler
18h às 22h – Oficina 6: Enfrentamento ao racismo ambiental na Educomunicação e no Jornalismo – Rafaela André e Simão Farias
ATIVIDADES CULTURAIS
Exposições de livros, apresentações artísticas e feirinha
Local: Área externa entre os blocos 6 e 7
Horário: 16h30 às 21 horas
26 de setembro (sexta-feira)
8h às 12h – Oficina 7: Vozes do Lavrado: Educomunicação e resistência camponesa na Amazônia em transformação – Cleane Nascimento e Edgar Borges
14h às 18h – Oficina 8: RPG Jogo do lavrado – Paulo Maroti, Cleane Nascimento, Wanderson Morais e Ana Júlia Vieira
18h às 22h – Oficina 9: Jornalismo de paz em contexto de migração devido à emergência climática – Gersika Nascimento e Júlia Camargo
27 de setembro (sábado)
8h às 12h – Oficina 10: O cinema como ferramenta educativa e socioambiental – Yare Perdomo