Educação

Integridade da informação científica é tema de Aula Magna da UFRR

Evento acontece no dia 23 de setembro, às 19h, no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF)

Professora Thaiane Oliveira, da UFF, será responsável por ministrar palestra (Foto: Divulgação)
Professora Thaiane Oliveira, da UFF, será responsável por ministrar palestra (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) abre oficialmente o semestre 2025.2 com uma estreia de peso digna de grandes produções: a Aula Magna que coloca a integridade da informação científica como protagonista. O evento acontece no dia 23 de setembro, às 19h, no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), marcando também a abertura da I Semana de Educomunicação Socioambiental.

O palco será ocupado pela professora doutora Thaiane Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que conduz a conferência. Reconhecida por suas pesquisas sobre comunicação científica e combate à desinformação, ela promete provocar reflexões profundas sobre os riscos de um cenário em que dados distorcidos influenciam decisões sociais e ambientais, especialmente na Amazônia, território que hoje concentra debates globais sobre clima, biodiversidade e povos originários.

O reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, classifica o tema como estratégico para o momento atual. Ele lembra que o Brasil se prepara para sediar a COP30 e que a própria universidade será palco do Amazontech, um dos maiores encontros de inovação e sustentabilidade da região. “Precisamos, portanto, reforçar o compromisso com a ciência baseada em evidências e a comunicação responsável, combatendo a desinformação e aproximando o conhecimento da sociedade, incentivando a divulgação científica e fortalecendo o elo entre ciência, comunicação e cidadania”, frisa.

A Aula Magna faz parte de uma programação maior, que se estende até 27 de setembro, com mesas-redondas e oficinas na I Semana de Educomunicação Socioambiental. As atividades vão reunir pesquisadores, estudantes e representantes de grupos que atuam na produção de conhecimento e em práticas de educação, comunicação e meio ambiente.

A professora Thaiane reforça essa visão e destaca o simbolismo de abrir o semestre em Roraima com esse debate. “A participação na I Semana de Educomunicação Socioambiental foi motivada pelo compromisso em fortalecer a relação entre ciência, comunicação e sociedade, especialmente em territórios estratégicos para o equilíbrio socioambiental, como Roraima. A região reúne desafios e potencialidades, envolvendo comunidades indígenas, fronteiras internacionais e ecossistemas vitais para o planeta”, completa.

Com apoio da Reitoria e de suas pró-reitorias, a iniciativa também integra as ações do grupo de pesquisa Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente: Olhares da Amazônia. A programação completa conta com mesas-redondas e oficinas, reunindo pesquisadores, estudantes e representantes de grupos voltados à produção de conhecimento e práticas em educação, comunicação e meio ambiente.

As mesas redondas serão no dia 23 de setembro, na sala de cinema do CAF e as oficinas ocorrerão de 24 a 27 de setembro,  na sala 141 do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA), Bloco I do Campus Paricarana.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.