Para participar da lista de espera, os candidatos devem acessar o boletim do candidato no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) e confirmar sua intenção. (Foto: Divulgação)
Para participar da lista de espera, os candidatos devem acessar o boletim do candidato no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) e confirmar sua intenção. (Foto: Divulgação)

As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas no dia 19 de janeiro e vão até 23 de janeiro de 2026, segundo o Edital nº 29/2025 publicado pelo Ministério da Educação (MEC). A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Nesta edição, serão ofertadas 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de educação superior em todo o país, o que torna o Sisu a maior edição da história do programa em número de vagas e instituições participantes.

Os candidatos poderão concorrer a até duas opções de curso. O processo seletivo seguirá com apenas uma etapa de inscrição, reunindo todas as vagas disponíveis para o ano letivo de 2026.

Uma das principais alterações desta edição é a utilização das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, 2024 e 2025, para fins de classificação. O sistema selecionará automaticamente a melhor média ponderada de acordo com a opção de curso do candidato, desde que ele tenha obtido nota acima de zero na redação e não tenha participado como treineiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O Sisu também mantém as ações afirmativas, incluindo vagas reservadas pela Lei de Cotas, como para estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

O período de inscrições para o Sisu 2026 será de 19 a 23 de janeiro, até as 23h59, no horário de Brasília. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro, e as matrículas terão início a partir de 2 de fevereiro de 2026.

A manifestação de interesse para participar da lista de espera poderá ser feita entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

Os candidatos aprovados tanto na chamada regular quanto na lista de espera devem seguir os prazos e procedimentos de matrícula definidos por cada instituição de ensino.