As inscrições para a 5ª edição do Concurso de Redação da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) foram prorrogadas até o dia 10 de outubro. O certame é voltado a estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública estadual, incluindo escolas indígenas.
Os interessados podem inscrever as redações pelos sites concursoderedacao.rr.def.br e escolasuperior.rr.def.br. Cada escola poderá enviar até três trabalhos por categoria, respeitando as diretrizes do edital.
Com o tema “25 anos da Defensoria Pública do Estado de Roraima”, a proposta busca incentivar a produção textual e estimular a reflexão sobre o papel da instituição na garantia de direitos e no acesso à justiça. Além dos estudantes, a iniciativa também reconhece o trabalho dos professores-orientadores e das escolas que se destacarem.
Segundo o coordenador da Escola Superior da Defensoria (ESDEP), Vilmar Antônio, a prorrogação foi necessária devido ao grande interesse da comunidade escolar. “É uma ótima oportunidade, porque ganhamos mais de 20 dias de prazo. Isso vai permitir que mais alunos e professores se preparem bem para participar”, afirmou.
Premiação
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 14 de novembro, no auditório da DPE-RR, em Boa Vista. Haverá prêmios em dinheiro para os três primeiros colocados de cada categoria – estudantes, professores e escolas – que variam de R$ 500 a R$ 1.500.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As escolas premiadas deverão aplicar os recursos em melhorias na própria unidade, com prestação de contas à Defensoria. Além disso, serão entregues certificados e placas de honra ao mérito como forma de reconhecimento institucional.