Bolsa é oportunidade para estudar na França (Foto: Reprodução)
Bolsa é oportunidade para estudar na França (Foto: Reprodução)

Acadêmicos interessados em vivenciar uma experiência internacional de curta duração têm uma nova oportunidade de formação fora do país. Estão abertas, até o dia 18 de janeiro, as inscrições para programas de mobilidade que oferecem cursos na França voltados a estudantes universitários da Amazônia Legal.

A oportunidade faz parte do Programa Diálogos Transatlânticos, desenvolvido pela organização Pour le Brésil em parceria com o Instituto de Estudos Políticos de Paris, a Sciences Po. A proposta prevê a concessão de até três bolsas para uma formação acadêmica intensiva de quatro semanas na instituição francesa, reconhecida internacionalmente na área de ciências sociais e políticas públicas.

Podem concorrer estudantes brasileiros com idade entre 18 e 29 anos, que residam ou sejam oriundos da região amazônica e comprovem nível intermediário a avançado de inglês. As inscrições são feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado pelos organizadores do programa. A iniciativa tem como diferencial o foco em estudantes da Amazônia, historicamente menos representados em programas de internacionalização.

Criado em 2023, o Programa Diálogos Transatlânticos já possibilitou a participação de 13 estudantes da Amazônia Legal em edições anteriores, entre eles dois acadêmicos de Roraima. Além da formação acadêmica, a experiência busca estimular o intercâmbio cultural e o fortalecimento de redes internacionais, ampliando as perspectivas profissionais e acadêmicas dos participantes.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site da Pour le Brésil ou pelo e-mail [email protected] ou no site aqui.