Mais de 640 alunos do 2º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista tiveram a experiência de assistir a um espetáculo no Teatro Municipal de Boa Vista nesta terça-feira (19). A ação integra a 2ª edição do projeto “Escola vai ao Teatro”, iniciativa que busca aproximar crianças da cultura e promover o acesso às artes cênicas.
As escolas municipais contempladas nesta edição foram Maria Gonçalves Vieira, Laucides Inácio de Oliveira, Professora Ana Sandra Nascimento e Glemíria Gonzaga Andrade. Para muitos estudantes, foi a primeira vez dentro de um teatro.
O espetáculo apresentado foi “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê”, da companhia Arte&Fato, inspirado na mitologia do povo Tukano. A peça integra a turnê “Infâncias: Nos beiradões do grande rio”, que percorre cidades da Amazônia democratizando o acesso à cultura com apresentações gratuitas e oficinas.
Segundo a gerente de arte da Fetec, Anna D´Elia, o projeto tem como objetivo proporcionar às crianças da rede pública a oportunidade de conhecer o teatro e vivenciar a arte. “Essa ação marca a vida deles. Estamos trabalhando para que seja a primeira de muitas experiências culturais”, afirmou.
A participação foi autorizada pelos responsáveis e, nas escolas, os professores abordaram o tema cultura e artes antes do passeio, introduzindo o universo teatral aos alunos. Para os alunos, tudo foi novidade, como o ambiente, o palco e o contato com atores ao vivo.
“É a primeira vez que venho ao teatro. Eu adorei a apresentação, foi uma experiência muito boa”, contou Yasbelle Valentina, de 11 anos.
Michel Guerrero, um dos atores do espetáculo, destacou a importância de levar a arte para crianças que ainda não tiveram esse tipo de vivência. “Muitas nunca tinham ido ao teatro. Esperamos que essa primeira vez seja o ponto de partida para que elas nunca abandonem a cultura”, comentou.
A gestora de arte da Fetec explica que desde a primeira edição, tem sido uma oportunidade de democratizar o acesso à cultura e cita que logo haverá mais edições do projeto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE