
Diante de diversos relatos de falhas e desorganização durante a aplicação da Prova Nacional Docente (PND), realizada no último domingo (26), o Ministério da Educação (MEC) decidiu reaplicar o exame, conhecido como Enem dos Professores, em 11 escolas do país.
Entre os problemas relatados pelos candidatos estão salas superlotadas, pessoas realizando a prova em pátios e refeitórios, e a necessidade de dividir mesas e carteiras.
Os candidatos também apontaram que havia participantes fazendo a prova de forma coletiva, trocando informações e filmando as questões. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ainda não há uma data definida para a nova aplicação.
A decisão do ministro da Educação, Camilo Santana, de realizar uma nova prova ocorreu após o telejornal SP2 divulgar vídeos que confirmam os relatos de professores de diversas regiões do país, incluindo Piauí e Rio de Janeiro.
A PND foi aplicada em 751 municípios brasileiros e faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, seguindo a mesma matriz da avaliação teórica do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) das licenciaturas.
Essa avaliação pode ser utilizada por estados e municípios para selecionar novos professores que atuarão na rede pública de ensino.