Educação

Enem 2025: prazo para o pagamento da inscrição vai até sexta (27)

O valor de R$85 pode ser pago através de boleto, Pix, cartão de crédito ou débito seja em conta corrente ou poupança. O pagamento não é obrigatório para quem foi beneficiado com inseção

O Enem é usado principalmente como vestibular, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
O Enem é usado principalmente como vestibular, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2025 (ENEM) tem até sexta-feira (27), para realizar o pagamento da taxa de inscrição que custa R$85. O pagamento é obrigatório para quem não foi beneficiado com isenção. Ele pode ser feito por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança.

boleto está disponível na Página do Participante e deve ser gerado com o CPF e a senha cadastrada no sistema. Para quem optar por pagar via Pix, basta utilizar o QR Code presente no próprio boleto.

Prazo para o pagamento taxa de inscrição irão até sexta-feira
Página do Participante no site do Inep. (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, o pagamento deve ser feito até as 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira. Após esse prazo, a inscrição será cancelada automaticamente. Isto ocorrerá caso o valor não seja compensado.

Alunos da rede pública que concluirão o ensino médio em 2025 são isentos da taxa e, por isso, não precisam realizar o pagamento.

As provas do ENEM estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. Em algumas cidades do Pará, como Belém, Ananindeua e Marituba, a aplicação ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Isso se deve à realização da COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será sediada no estado em novembro.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.