
Faltam poucos dias para o Enem 2025 e os inscritos já podem consultar o local de prova por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O documento apresenta informações como número de inscrição, datas e horários do exame, além de indicar atendimento especializado ou uso do nome social, quando solicitado.
Para acessar o cartão, é necessário utilizar o login único da plataforma Gov.br. Embora não seja obrigatório levar o documento no dia da prova, o Inep recomenda que o participante o tenha em mãos para facilitar a organização.
Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a aplicação do Enem ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30. Nessas cidades, os cartões serão liberados posteriormente.
Como acessar o Cartão de Confirmação
- Acesse a Página do Participante e clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”

2. Insira seu login Gov.br e clique em “Continuar”

3 – Já na Página do Participante, à esquerda da tela, clique em “Local de Prova”.

4.Clique no ícone azul indicado pelo assistente virtual

5. O Cartão de Confirmação abrirá na tela; role até o final e selecione “Imprimir”, se desejar

Ferramentas de apoio
Nesta reta final, os estudantes podem utilizar o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, que oferece simulados, correção automatizada de redação, materiais de estudo e assistente virtual.
Além disso, o MEC lançou em parceria com o YouTube uma série de videoaulas sobre redação, abordando interpretação de textos e técnicas de construção do texto dissertativo-argumentativo. O conteúdo está disponível nos canais do MEC e do YouTube Edu.
Os candidatos também podem acessar a cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante”, que traz orientações, matriz de avaliação e exemplos de redações de nota alta do exame anterior.
Sobre o Enem
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, utilizado no Sisu, Prouni e Fies. Instituições públicas e privadas também adotam a nota da prova como critério de seleção. Além disso, universidades portuguesas com acordo com o Inep aceitam os resultados para ingresso de estudantes brasileiros.