Uma tarde de acordes e celebração marca o início das festividades pelos 36 anos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Nesta quinta-feira (11), às 17h, o Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) recebe o Concerto Comemorativo com a Orquestra do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), dando o tom festivo ao aniversário da instituição, criada em 1989 pelo Decreto-Lei nº 98.127.
A apresentação integra a programação cultural e pedagógica que se estende ao longo de setembro e reforça o novo lema que a universidade pretende trabalhar em 2025: “Conhecimento que preserva, saber que transforma”. A proposta simboliza o papel da UFRR na difusão de educação, cultura, sustentabilidade e ciência para a Amazônia e Roraima.
Além da música, a agenda de aniversário também inclui a IV Jornada de Extensão da UFRR, prevista para os dias 24 e 25 de setembro. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE) com apoio da Defensoria Pública de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Receita Federal e Instituto de Identificação Odílio Cruz. Com o tema “Saberes que dialogam, extensão que transforma”, a jornada busca aproximar a universidade da sociedade por meio de serviços, oficinas, exposições e atividades culturais.
Os atendimentos acontecerão no Centro de Atendimento ao Acadêmico (entre os blocos VI e VII do campus Paricarana/UFRR), na Escola Municipal Valdemarina Normando Martins e na Creche do bairro Nova Cidade. A programação inclui emissão de CPF, serviços jurídicos, emissão de identidade, oficinas de projetos extensionistas, experimentos do Circuito das Ciências da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, feirinha de artesanato, comidas típicas e apresentações artísticas.
Interessados podem se inscrever até 22 de setembro; para submissão de trabalhos, o prazo segue até 8 de setembro de 2025. Mais informações no site www.ufrr.br.
Para o reitor José Geraldo Ticianeli, a data simboliza o compromisso da UFRR de transformar vidas e a região ao qual está inserida, buscando gerar conhecimento para o desenvolvimento de Roraima, da Amazônia e do Brasil. “Estamos sempre trabalhando com responsabilidade e compromisso social, inclusão e excelência acadêmica”, declarou.
O vice-reitor Silvestre Lopes da Nóbrega também destaca a relevância institucional. “A UFRR tornou-se um vetor estratégico para o desenvolvimento de Roraima e a Amazônia, unindo educação de qualidade, ciência inovadora e compromisso social, com projeção nacional e internacional”, completou.