Com livro Trilíngue e sessão de autógrafos, projeto escolar incentiva leitura e alfabetização de alunos

Alunos do 1º ano da Escola Municipal Newton Tavares participaram na manhã desta quarta-feira (03), da culminância do projeto “Meu Primeiro Livro”, resultado das ações do Projeto Laços Educativos 2025, que trabalhou alfabetização, letramento e contação de histórias durante o ano letivo.

Ao todo 100 crianças, ilustraram seus próprios livros infantis e 17 participaram da manhã de autógrafos com as versões impressas, no auditório da Sicredi, agência Ville Roy. Criado para fortalecer a alfabetização, o projeto adotou estratégias dinâmicas de apoio pedagógico durante a produção. Cada aluno escolheu a própria história, inspiradas nas contações feitas em sala de aula.

Livro O Mar das Sereias e dos Príncipes. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A supervisora do Laços Educativos, Danielle Borges, explicou que a proposta buscou estimular não apenas a leitura e a escrita, mas também a imaginação, criatividade e pensamento crítico.

“Esse ano o nosso foco foi a contagem de história, e aí nós surgiu a ideia de fazer um livro inclusivo que ajudasse as crianças nesse processo de letramento, de alfabetização. Fizemos 100 livros, 100 crianças participaram com contação de história, musicalização, fantoches, teatro. Nós também ficávamos com eles em sala, dando apoio pedagógico, vendo a questão da escrita, cada um foi assessorado de como fazer o início, o meio e o fim desse livro, mas a criação dessa história é deles”, disse Danielle.

Supervisora do Projeto Laços Educativos, Danielle Borges. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Livro Trilíngue Meu Mar

Um dos destaques do projeto, foi o lançamento do livro trilíngue “Meu Mar” (português, espanhol e Libras) do autor mirim Santiago, com deficiência auditiva, produzido como símbolo da inclusão na comunicação. Estudantes do atendimento educacional especializado (AEE), também participaram ativamente e tiveram seus livros adaptados conforme suas necessidades e níveis de aprendizagem.

Segundo a professora de Libras, Sabrina Lacerda, garantir acessibilidade e a participação integral dos alunos com deficiência foi um desafio. Ela explica que a proposta também buscou mostrar que o ato de ler pode ser atrativo e contribuir para o processo de aprendizagem.

“No caso do Santiago, é o primeiro contato dele na escola. O livro dele não foi produzido apenas no português, o objetivo era produzir um livro que ele conseguisse entender depois. Então o livro dele tem um registro escrito e um registro em vídeo”, explicou.

Pai de Santiago e professora de Libras, Sabrina Lacerda. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Obras dos Autores Mirins

O aluno Antônio Gabriel, do 1º ano, apresentou sua obra durante o evento. Ele contou que sua história acompanha uma família de cavaleiros que precisa abandonar seu castelo de areia e enfrentar uma longa aventura no mar até encontrar um novo lugar seguro.

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“A família de cavaleiros, destruíram a salinha de areia deles e eles fugiram para outro castelinho, passaram por uma longa aventura. A parte que mais gostei foi a do tubarão”, disse.

A aluna Cecília Vasconcelos, de 7 anos, autora do livro “O Mar das Sereias e dos Príncipes”, também resumiu a própria história. Segundo ela, a trama fala sobre fantasia, aventura e defesa do reino das criaturas marinhas.

“Era as sereias e o mundo dos príncipes, os navegadores queriam matar os animais para conseguir o reino deles, aí começou uma tempestade, a rainha conseguiu vencer e voltar para o reino, feliz”, explicou Cecilia. 

Autora Cecilia Vasconcelos, Livro O Mar das Sereias e dos Príncipes. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A mãe de Cecília, Rosana Vasconcelos, afirmou que o projeto teve um impacto direto no desenvolvimento da filha e destacou as mudanças observadas ao longo do processo.

“Ela sempre foi muito criativa. Mas essa parte de escrever, ela desenvolveu bastante e conseguiu escrever esse livro, eu achei bem interessante. Vai contribuir, vai ficar registrado”, relatou.

Confira as imagens: