Após 15 dias de recesso escolar, os 79.189 alunos da rede estadual de ensino em Roraima retornam às aulas nesta segunda-feira, 21 de julho. O retorno marca o início do terceiro bimestre letivo, conforme o calendário escolar de 2025.
Antes da volta dos estudantes, os professores participam nesta sexta-feira (18) de atividades de planejamento pedagógico, com programação que inclui reunião com a equipe gestora das escolas e uma webconferência promovida pela Secretaria de Educação e Desporto (Seed).
Merenda, reformas e reforço no quadro
Para o início do segundo semestre, a Seed informou que está abastecendo as escolas com merenda escolar. Além disso, 25 unidades já foram reinauguradas na capital e outras 18 seguem em reforma, com entrega prevista para os próximos meses.
Como parte da política de fortalecimento da educação, o Governo de Roraima convocou 120 professores do cadastro reserva para reforçar o quadro efetivo da rede estadual.
Ações pedagógicas para o segundo semestre
Segundo o diretor do Departamento de Educação Básica da Seed, Edson Leite, várias ações estão programadas para os próximos bimestres, como a tradicional Feira de Ciências, a recomposição da aprendizagem e a preparação para o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
“A rede também está em processo de acolhimento de alunos imigrantes, muitos sem documentação. A equipe pedagógica realiza todo o processo de classificação desses estudantes”, explicou o diretor.
Educação Empreendedora e foco na EJA
A Escola Estadual Maria das Neves Rezende, no bairro Asa Branca, é uma das unidades que já se prepara para intensificar as ações com foco na Educação Empreendedora e no público da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vamos mobilizar nossos estudantes para o Saeb e trabalhar novamente a temática do empreendedorismo. Muitos dos nossos alunos precisam entrar cedo no mercado de trabalho, então esse tipo de formação é essencial”, destacou a gestora da escola, Lidiane Santos.
Rede estadual e calendário letivo
Roraima conta atualmente com 370 escolas estaduais, sendo 251 voltadas à Educação Escolar Indígena, que atende 19.258 alunos, segundo dados do Censo Escolar.
O terceiro bimestre segue até o dia 30 de setembro. O último bimestre começa em 1º de outubro e vai até 16 de dezembro. Já os dias 17, 18, 19 e 22 de dezembro estão reservados para recuperação final. As férias escolares de fim de ano serão de 26 de dezembro a 24 de janeiro de 2026.