ENSINO SUPERIOR

Aprovados em vestibular da UERR protestam pela convocação do curso de Serviço Social

Em resposta, a UERR afirmou que realizará um Processo Seletivo Simplificado para completar as vagas remanescentes

Prova foi aplicada em maio deste ano Foto: Nilzete Franco/FolhaBV
Prova foi aplicada em maio deste ano Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Alunos da Universidade Estadual de Roraima (UERR) procuraram a FolhaBV para se manifestar sobre o possível cancelamento da turma de Serviço Social, que ainda neste ano. O período de matrícula para os 29 candidatos aprovados não foi aberto como aos demais cursos.

A prova foi aplicada no dia 4 de maio deste ano, e o resultado final divulgado na última semana.

Segundo nota de repúdio divulgada pelo Centro Acadêmico do curso, a universidade não convocou a nova turma para pré matrícula, alegando que o número mínimo de 35 aprovados não foi atingido. “O mais grave é que essa exigência do número mínimo de 35 candidatos não está apresentada como obrigatória ou vinculante no edital, e sim como uma previsão genérica. Além disso, o próprio documento prevê que, caso o total de vagas não seja preenchido, a universidade poderá realizar um Processo Seletivo Simplificado ou adotar outros meios para completar as vagas”, diz um trecho da nota divulgada.

Impacto nos Cursos da UERR

Ainda segundo os estudantes, outros cursos também estariam sendo prejudicados por critérios estritamente quantitativos. Seriam alguns desses cursos: Ciências Sociais com Habilitação em Sociologia (Licenciatura), Filosofia (Licenciatura), Física (Licenciatura – Noturno), História (Licenciatura – Matutino), Geografia (Licenciatura – Noturno), Gestão de Agronegócios (Tecnólogo – Noturno), Letras (Licenciatura – Noturno), Química (Licenciatura – Noturno), Serviço Social (Bacharelado – Vespertino) e Turismo (Bacharelado – Noturno).

O que diz a Uerr

A Folha procurou a Universidade Estadual de Roraima, que afirmou que realizará um Processo Seletivo Simplificado para completar as vagas exigidas. Ainda não há a informação de datas e quais serão as turmas que terão as matrículas abertas. Confira a seguir a nota completa.

A Universidade Estadual de Roraima (UERR) informa que algumas turmas não foram abertas após a divulgação do resultado final do Vestibular 2025, em razão de não terem atingido o número mínimo necessário de aprovados para o preenchimento total das vagas ofertadas.

Conforme estabelecido no item 10.8 do edital do certame, a UERR reserva-se o direito de não iniciar turmas de cursos que não alcançaram a demanda mínima exigida.

No entanto, a instituição estuda a realização de um Processo Seletivo Simplificado com o objetivo de preencher as vagas remanescentes e, assim, possibilitar a abertura das referidas turmas em etapa posterior.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.