Levantamento

Vendas no comércio em Roraima crescem 0,5% em abril, aponta IBGE

Supermercados impulsionam leve crescimento das vendas, principalmente em razão da páscoa

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que a decisão foi tomada após não haver acordo entre o governo, trabalhadores e patrões. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
O Ministério do Trabalho e Emprego informou que a decisão foi tomada após não haver acordo entre o governo, trabalhadores e patrões. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

O comércio varejista teve um crescimento de 0,5% em abril em relação a março, segundo um relatório divulgado na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupos de hipermercados, supermercados e produtos alimentícios teve forte avanço e impediu que as vendas em Roraima fechassem no vermelho,

De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o resultado dessa atividade é ligado principalmente às vendas da Páscoa. “Antes da pandemia, os resultados das vendas da Páscoa no varejo apareciam sobretudo em abril. Nos anos subsequentes, os ovos começaram a ser vendidos muito antes, em janeiro, e essas vendas eram diluídas ao longo desses meses. Neste ano, houve uma volta ao padrão de antes, e o resultado forte das vendas da Páscoa puxou o setor de hiper e supermercados”, explica.

Em todo o país, a alta foi de 0,1%. Além dos supermercados, outras duas das oito atividades analisadas contribuíram para o quarto mês seguido sem variações negativas do setor. São elas: livros, jornais, revistas e papelaria (+1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+0,3%).

Com a sequência positiva, o varejo acumula alta de 1,9% no ano, mesmo crescimento apurado no segundo bimestre do ano, segundo os dados apresentados pela PMC (Pesquisa Mensal de Comércio).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.