PESQUISA MENSAL DE COMÉRCIO

Vendas do varejo crescem pelo segundo mês consecutivo no Brasil, diz IBGE

Setores de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, 9,9% e de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, 4,8%, exerceram as principais infuências sobre o resultado total do comércio varejista

Vendas do varejo crescem pelo segundo mês consecutivo no Brasil, diz IBGE Vendas do varejo crescem pelo segundo mês consecutivo no Brasil, diz IBGE Vendas do varejo crescem pelo segundo mês consecutivo no Brasil, diz IBGE Vendas do varejo crescem pelo segundo mês consecutivo no Brasil, diz IBGE
Setor de farmácias teve destaque no aumento de vendas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Setor de farmácias teve destaque no aumento de vendas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O setor varejista durante a passagem de janeiro para fevereiro deste ano teve um aumento histórico nas vendas. É a segunda alta consecutiva, após os índices registrarem crescimento de 2,8% no primeiro mês de 2024 e mais 1% no segundo. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nesta quinta-feira, 11, pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Oito atividades foram investigadas na pesquisa, seis delas registraram avanço em fevereiro, com destaque para os setores de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com aumento de 9,9% e de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com 4,8%, ambos exerceram as principais infuências sobre o resultado total do comércio varejista.

“Entre os destaques dessa passagem é termos observado dois meses consecutivos de altas, o que não acontece desde meados de 2022. No entanto, naquele momento o crescimento combinado dos dois meses foi menor, menos inteso. Outro aspecto a ser destacado é que nos últimos dois anos ou janeiro ou fevereiro vieram mais fortes, mas com posterior queda. Em 2024, houve alta tanto em janeiro quanto em fevereiro”, avalia o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Outros artigos de uso pessoal e doméstico teve destaque no aumento das vendas, com 4,8% (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Cinco atividades avançam em comparação com o mesmo período do ano pasado

Em fevereiro, as vendas no varejo avançaram 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento foi disseminado por cinco dos oito setores do varejo restrito: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (18,5%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (10,5%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,6%) e Móveis e elétrodomésticos (3,7%).

Em fevereiro, as vendas no varejo avançaram 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Três setores registraram queda no período

Os setores de Livros, revistas e papelaria (-6,0%), Tecidos, vestuários e calçados (-0,5%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,2%) foram os únicos a registrar taxas negativas na comparação.

Tecidos, vestuários e calçados teve registro negativo com -0,5% (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Sobre a PMC

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra. A próxima divulgação da PMC, com os resultados para fevereiro de 2024, será em 8 de maio.

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