
Trabalhadores com direito ao Abono Salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2023 têm até segunda-feira (29) para realizar o saque do benefício. Dados atualizados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que 141.628 trabalhadores ainda não haviam retirado o valor, o que representa um montante de R$ 145,7 milhões disponíveis para pagamento.
Os recursos podem ser sacados até o encerramento do calendário de pagamentos de 2025. Após essa data, o pagamento automático é encerrado e os valores retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), finalizando o ciclo regular do benefício.
A consulta sobre o direito ao abono, além de informações sobre valor, data e instituição responsável pelo pagamento, pode ser feita pelo Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, pelo Portal Emprega Brasil (gov.br) ou pelo telefone 158, do MTE.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pagamento do PIS, destinado a trabalhadores da iniciativa privada, é realizado pela Caixa, preferencialmente por crédito em conta ou pelo aplicativo CAIXA Tem. Já o Pasep, voltado a servidores públicos, é pago pelo Banco do Brasil, por meio de crédito em conta, transferência via PIX ou TED, ou saque presencial para não correntistas.
Abono salarial em 2026
Para 2026, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou a destinação de R$ 33,5 bilhões para o pagamento do Abono Salarial a 26,9 milhões de trabalhadores, com início previsto para 15 de fevereiro.
Os pagamentos seguem sendo realizados no dia 15 de cada mês ou no primeiro dia útil subsequente, nos casos de trabalhadores que solicitaram revisão do Abono Salarial por meio de recurso administrativo. As informações para consulta ficam disponíveis a partir do dia 5 de cada mês, também na Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.