IMPOSTO DE RENDA 2025

Terceiro lote do IRPF está disponível para mais de 175 mil roraimenses

No estado de Roraima o valor total de R$ 26.614.304,46 será distribuído entre   16.507 contribuintes. Já na 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do AC, AM, AP, PA, RO e RR, 366.468 contribuintes terão direito a créditos no valor total de R$ 544.547.344,85

lote residual disponível
Aplicativo da Receita Federal no celular (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A partir das 10h desta quinta-feira, 24, estará disponível a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Em Roraima, 16.507 contribuintes terão direito ao crédito, totalizando R$ 26.614.304,46. O lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

Na 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, 366.468 contribuintes serão contemplados, com um valor total de R$ 544.547.344,85.

Em todo o país, o crédito bancário de 7.219.048 restituições será realizado no dia 31 de julho, totalizando R$ 10 bilhões. Desse valor, R$ 557.779.060,71 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, sendo:

  • 15.988 restituições para idosos com mais de 80 anos;
  • 83.575 para pessoas entre 60 e 79 anos;
  • 11.298 para contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 35.315 para quem tem o magistério como principal fonte de renda.

Além disso, 6.316.894 restituições são destinadas a contribuintes que, embora não tenham prioridade legal, utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix. Também foram incluídas 755.978 restituições para contribuintes não prioritários.

Como consultar a restituição

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar na aba “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página também traz orientações e canais de atendimento para consulta simplificada ou completa da declaração.

Caso haja pendências, é possível retificar a declaração e corrigir as informações.

Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. A ferramenta permite verificar a liberação da restituição e a situação cadastral do CPF.

Pagamentos são feitos apenas em contas do titular

O crédito da restituição será realizado exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados bancários ou problema na conta, o pagamento será bloqueado por questões de segurança.

Para evitar prejuízos, o contribuinte pode reagendar o crédito por meio do Banco do Brasil, dentro de um prazo de até um ano após a tentativa inicial. O reagendamento pode ser feito:

  • Pelo portal: www.bb.com.br/irpf
  • Pela Central de Relacionamento BB:
    • 4004-0001 (capitais)
    • 0800-729-0001 (demais localidades)
    • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)

É necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após o reagendamento, o contribuinte deverá aguardar nova tentativa de crédito.

Se o valor não for resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo no portal e-CAC da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

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