A partir das 10h desta quinta-feira, 24, estará disponível a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Em Roraima, 16.507 contribuintes terão direito ao crédito, totalizando R$ 26.614.304,46. O lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.
Na 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, 366.468 contribuintes serão contemplados, com um valor total de R$ 544.547.344,85.
Em todo o país, o crédito bancário de 7.219.048 restituições será realizado no dia 31 de julho, totalizando R$ 10 bilhões. Desse valor, R$ 557.779.060,71 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, sendo:
- 15.988 restituições para idosos com mais de 80 anos;
- 83.575 para pessoas entre 60 e 79 anos;
- 11.298 para contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
- 35.315 para quem tem o magistério como principal fonte de renda.
Além disso, 6.316.894 restituições são destinadas a contribuintes que, embora não tenham prioridade legal, utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix. Também foram incluídas 755.978 restituições para contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar na aba “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página também traz orientações e canais de atendimento para consulta simplificada ou completa da declaração.
Caso haja pendências, é possível retificar a declaração e corrigir as informações.
Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. A ferramenta permite verificar a liberação da restituição e a situação cadastral do CPF.
Pagamentos são feitos apenas em contas do titular
O crédito da restituição será realizado exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados bancários ou problema na conta, o pagamento será bloqueado por questões de segurança.
Para evitar prejuízos, o contribuinte pode reagendar o crédito por meio do Banco do Brasil, dentro de um prazo de até um ano após a tentativa inicial. O reagendamento pode ser feito:
- Pelo portal: www.bb.com.br/irpf
- Pela Central de Relacionamento BB:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)
É necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após o reagendamento, o contribuinte deverá aguardar nova tentativa de crédito.
Se o valor não for resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo no portal e-CAC da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.