Economia

Sazonalidade é uma grande oportunidade para vender mais

Eventos como Copa do Mundo são momentos a mais para comerciantes pensarem em estratégias e terem sucesso nas vendas

Quem já ouviu a frase “vender é uma arte” não escutou errado. Encontrar estabilidade e sucesso nas vendas vai bem além de técnicas de mercado. Uma das coisas essenciais para sobressair é ter atenção ao calendário. Quem empreende no varejo físico ou online pode decolar em vários momentos do ano. 

No Brasil, algumas datas costumam alavancar as vendas, como Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, comemorações que, além de aumentar a régua das finanças, também demandam maior mão de obra e movimentam o mercado de trabalho.

“As datas comemorativas simbolizam momentos especiais para as pessoas, que procuram comemorar ou presentear familiares, amigos e colegas de trabalho”, explica Rafael Souza, consultor de negócios do Sebrae-SP. “Os clientes ficam mais propensos ao consumo.”

O comércio sazonal beneficia também o setor de serviços que mira em pessoas físicas, como lojas de acessórios, roupas, artesanato, bares e restaurantes, por exemplo, além de empresas de delivery e embalagens. É praticamente um comércio a mais dentro do que já existe, e, para que isso dê certo, é preciso ter organização.

Neste 2022, em especial, temos a Copa do Mundo de futebol, que a cada quatro anos movimenta praticamente todos os setores do Brasil. Culturalmente, nosso país pode e deve explorar este momento. Neste ano, além da copa em si, o evento ficou inserido no calendário da Black Friday e das compras de fim de ano.

Dados recentes da Nielsen mostram que 65,5% dos consumidores que pretendiam comprar na Black Friday são fãs de futebol. A pesquisa também mostrou que três em cada 10 pessoas disseram que vão decidir o que comprar na hora de suas buscas na internet ou em lojas físicas, como os shoppings – sem dúvida, um norte de como vender mais na Copa do Mundo, por exemplo.

Pensar neste combo de oportunidades de vendas exige planejamento. Veja alguns pontos:

  • Concentre no público-alvo. Cada data comemorativa possui características que, apesar de se encontrarem em alguns aspectos, também têm pontos diferentes. Importante entender que tipo de produtos esse público quer consumir dentro do seu nicho;

  • Invista no marketing. Mais que promoções e estratégias de venda, pense no visual. Seja no e-commerce ou loja física, capriche em layouts, vitrines, disposição de produtos, tudo pensado para cada momento;

  • Trabalhe na temática: em uma Copa do Mundo antes do Natal, que tal pensar em unir o verde e amarelo ao papai noel? Fuja do “mais do mesmo”;

  • Cadastre os clientes;

  • Acompanhe os resultados. Com eles, pode-se entender quais são os clientes em potencial para cada data comemorativa.

Alie isso à atenção as redes sociais – na movimentação delas – e a uma boa prestação de serviços, que entrega um produto rápido e sem problemas. Ser claro, estudioso e criativo é sem dúvida uma receita para capitalizar bem e, mais que isso, fidelizar clientes para além de datas específicas do ano.