RANKING DE COMPETIVIVIDADE

Roraima tem uma das piores posições em Infraestrutura do país

As maiores quedas estão no indicadores de custo de combustível e logística de fibra óptica

(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Roraima está em 24º lugar no pilar de Infraestrutura dos estados brasileiros. O dado faz parte do Ranking de Competitividade de 2023 do Centro de Liderança Pública (CLP).

Conforme o CLP, as posições contam com um compilado dos principais segmentos de infraestrutura, como rodovias, energia, telecomunicações, saneamento e transporte aéreo. No caso de Roraima, comparado à 2022, o estado desceu uma posição e tendo os maiores desafios nos indicadores de Custo de Combustíveis (-14), Backhaul de Fibra Óptica (-11) e Qualidade das Rodovias (-5).

As melhoras se concentraram apenas na Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (+9), Acessibilidade de Serviços de Telecomunicações (+1) e no Custo do Saneamento Básico (+1). Quanto à Disponibilidade de Voos Diretos e a Qualidade da Energia Elétrica, o estado se manteve como o pior nesses indicadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O pilar Infraestrutura é segundo com maior peso para a competitividade entre os estados, pesando 12,4%. O Ranking de Competitividade do CLP tem objetivo de aprofundar o entendimento nos 27 estados, “trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus Estados”.