TAXA MÉDIA

Roraima foi o Estado que mais cresceu em potencial de mercado em 1 ano, diz CLP

Governador comemorou o resultado ao enfatizar que o Estado é "exemplo de desenvolvimento, trabalho e futuro promissor"

Comércio no Centro de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Comércio no Centro de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em potencial de mercado, Roraima cresceu 4,11% e teve a maior taxa média de crescimento nos últimos quatro trimestres, conforme o Centro de Liderança Pública (CLP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Tocantins (3,93%) e Mato Grosso (3,31%) completam o pódio. Desde 2016, Roraima integra a lista dos cinco estados com a maior taxa de crescimento do Brasil nesse pilar, o mesmo do Ranking de Competitividade dos Estados da CLP.

Roraima foi o Estado que mais cresceu em potencial de mercado, diz CLP
Roraima foi o Estado que mais cresceu em potencial de mercado, diz CLP (Foto: Reprodução)

O indicador avalia a atratividade econômica do Estado com base no consumo das famílias, no tamanho do mercado consumidor, no número de empresas e no potencial de investimentos.

Conforme o CLP, o cálculo da taxa considera a média móvel de quatro trimestres para a taxa de crescimento anual do PIB (Produto Interno Bruto) real do Estado. Isso corresponde à soma dos últimos quatro índices, dividida igualmente por quatro.

“[A média móvel] é importante porque, com ela, a gente consegue acompanhar a evolução da economia do Estado de Roraima de modo mais estável. Nós tentamos ter um indicador que é menos sujeito a variações pontuais, a oscilações, que nos permite olhar a tendência de crescimento econômico do Estado ao longo do tempo”, explicou o coordenador de Inteligência Técnica do CLP, Pedro Trippi.

Em 2024, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, em 2022, o PIB de Roraima atingiu R$ 21,1 bilhões. Proporcionalmente, o crescimento anual do Estado foi o maior do Brasil, com 11,3%.

Governador celebra

O governador Antonio Denarium durante entrevista coletiva
O governador Antonio Denarium durante entrevista coletiva (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

No Instagram, o governador Antonio Denarium (Progressistas) comemorou o levantamento do CLP ao enfatizar que o Estado é “exemplo de desenvolvimento, trabalho e futuro promissor”.

“Roraima se destaca pela força do agronegócio, atração de investidores, aumento das exportações e geração de emprego e renda. Já temos mais carteiras assinadas do que cadastros no Bolsa Família”, avaliou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.