ECONOMIA

Roraima registra crescimento de 3,7% nas vendas de varejo em junho

Conforme a pesquisa do Varejo Stones, o estado mantém trajetória positiva pelo sexto mês consecutivo, apesar de cenário nacional de retração

A receita nominal do varejo teve altas de 1,4% na comparação com março deste ano (Foto: Arquivo FolhaBV)
A receita nominal do varejo teve altas de 1,4% na comparação com março deste ano (Foto: Arquivo FolhaBV)

Roraima registrou um crescimento de 3,7% nas vendas do varejo em junho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são da 30ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS), divulgado nesta quarta-feira (17). Esta é a sexta alta mensal consecutiva no estado, contrariando a tendência de retração observada na maioria das unidades da federação.

Além de Roraima, outros três estados apresentaram variação positiva: Amapá (4,5%), Tocantins (3,8%) e Pernambuco (0,4%). No restante do país, o estudo identificou queda nas vendas, com destaque negativo para o Rio Grande do Sul, que recuou 14%. Amazonas (-7%) e Mato Grosso do Sul (-6,5%) também figuraram entre os estados com maior retração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O IVS é elaborado pela empresa de tecnologia financeira Stone e analisa mensalmente o desempenho do setor varejista com base em transações realizadas via cartões, Pix e vouchers em pequenos, médios e grandes estabelecimentos.

Segmentos em queda

Apesar do resultado anual positivo em alguns estados, todos os oito segmentos analisados pelo IVS apresentaram queda nas vendas em junho, na comparação com o mês anterior. Entre eles, destacam-se Móveis e Eletrodomésticos (-6,4%) e Material de Construção (-6,3%).

No recorte anual, apenas o setor de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria registrou crescimento (1,5%). Já os demais segmentos tiveram retração, com destaque para Móveis e Eletrodomésticos (-8,7%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-6%).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.