A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) reativou o Posto Fiscal localizado no município de Bonfim, na fronteira com a Guiana. De acordo com a pasta, o objetivo é reforçar o controle das mercadorias que entram ou transitam pelo território roraimense com destino à exportação. O posto também será responsável pela fiscalização das operações de importação no estado.
Segundo o secretário da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, a fiscalização estadual passará a registrar a entrada das cargas no estado pelo Posto Fiscal do Jundiá e a monitorar sua saída definitiva por Bonfim, agora com atividades retomadas.
“A medida permite o cruzamento de dados e a verificação do destino final das mercadorias declaradas como exportadas, além de assegurar a regularidade das mercadorias importadas. Isso contribui diretamente para o combate à evasão fiscal, à simulação de operações e à entrada irregular de produtos”, explicou o secretário.
O posto fiscal da Sefaz também fiscalizará as operações de importação, para garantir a regularidade fiscal das cargas e prevenir prejuízos à arrecadação estadual.