HERANÇA COMERCIAL

Pioneira, Ótica Mido permanece há quase seis décadas no mercado roraimense

O empreendimento começou antes de 1960, quando Roraima ainda era Território do Rio Branco, com o cearense Luiz Albuquerque Filho

Pioneira, Ótica Mido permanece há quase seis décadas no mercado roraimense Pioneira, Ótica Mido permanece há quase seis décadas no mercado roraimense Pioneira, Ótica Mido permanece há quase seis décadas no mercado roraimense Pioneira, Ótica Mido permanece há quase seis décadas no mercado roraimense
A Casa Mido Ótica é loja pioneira no ramo, anterior a 1960. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A Casa Mido Ótica é loja pioneira no ramo, anterior a 1960. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Boa Vista é uma cidade que cresceu à beira do rio Branco e com um comércio em uma única avenida: a Jaime Brasil. Com prédios antigos e empreendimentos cheios de legados, a FolhaBV conta, em um material especial, a herança comercial da capital roraimense.

Uma dessas heranças é a Casa Mido Ótica, loja pioneira no ramo de óticas do estado. O empreendimento começou antes de 1960, quando Roraima ainda era Território do Rio Branco, com o cearense Luiz Albuquerque Filho. O filho, Luiz Henrique Braga de Albuquerque, é quem continua o legado de seu Luiz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Tudo começou com seu Luiz e dona Azenilda Braga. Meu pai veio do Ceará, muito jovem, para Roraima e aqui foi garimpeiro. Trabalhou muitos anos na Guiana Inglesa e, depois da vida de garimpeiro, virou relojoeiro. Começou nesse ramo de relógio até ter a ideia de formar a Casa Mido Ótica, onde ele fez um curso especializado na época. Eu era criança ainda, mas eu me lembro”,

contou Henrique.

O filho ainda relembra que a Casa, inicialmente localizada na última esquina do 2º trecho da avenida (aonde atualmente se encontra uma agência bancária), vendia variedades, indo de relógios e óculos à artigos para presentes. Após a fortificação do empreendido, decidiram seguir apenas como ótica.

Luiz Henrique guarda um desenho do pai e fundador da Ótica Mido, Luiz Albuquerque. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Continuidade ao trabalho da família

Em 1965, a Casa Mido Ótica passou a funcionar há poucos metros de distância do antigo ponto, mas na mesma quadra. Ali, Henrique relembrou que passava a infância e auxiliava o pai no que fosse preciso, mas que, anos depois e assim como os outros seis irmãos, viajou para outro estado para estudar. “Passei doze anos fora, estudando. Em 1991, eu cheguei do Rio [de Janeiro] e já vim para Roraima formado e casado”, disse o atual proprietário.

“Estar a frente da fazer o que teu pai começou, pode ter certeza que, não só pra mim, mas como pra família toda, é uma honra. É dar continuidade ao trabalho da família e ter a certeza que somos e fomos pioneiros [no ramo de ótica]. Não é atoa que estamos na segunda geração”,

completou.

‘Cada pé tem seu sapato’

Ótica está no mesmo local desde 1965. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Sendo o único seguindo os passos do pai no empreendimento, Henrique Braga, também contou os ensinamentos que viveu com Said Salomão (pioneiro do comércio em Roraima) e Ramiro Francisco (Presidente da Associação Comercial de Roraima em 1966 e da antiga loja Rimpex). Sobre o pai, Luiz Albuquerque, o empresário guarda o ensinamento de que tudo tem seu tempo.

“Lembro que tinha umas armações antigas, alemãs, inclusive masculinas. Eu sabia que as outras armações saiam, mas essas não porque eram muito caras e eu dizia: ‘pai, vamos baixar os preços’. Ele me chamou no escritório e disse: ‘meu filho, calma. Tudo tem seu tempo, guarda isso no teu coração. Para cada pé tem seu sapato’. Depois as armações saíram todas”, contou Henrique.

Desde quando foi criada, o proprietário reforçou que a loja busca oferecer confiança e fidelidade. “Na realidade a gente não quer um cliente para uma vez. A gente quer um cliente pra muitas e muitas vezes. Então a Ótica Mido tem esse conceito e eu espero continuar até o dia que Deus quiser”.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.