NO MÊS DE JULHO

Pesquisa indica que vendas em varejo cresceram 2,2% em RR

Análise compara julho deste ano com o mesmo mês, em 2024

Foto: Nilzete Franco/Folha de Boa Vista
Foto: Nilzete Franco/Folha de Boa Vista

As vendas no varejo em Roraima apresentaram um aumento de 2,2% em julho, na comparação anual. Este é o sétimo mês consecutivo em que o estado apresenta resultados positivos. Os dados são de um estudo foi feito pela agência Stone.

Ainda segundo a pesquisa, outros oito estados apresentaram crescimento no comparativo anual: Acre (6,5%), Tocantins (6,4%), Mato Grosso (4,2%), Amapá (3%), Pará (0,9%), Paraíba (0,7%), Rondônia (0,6%) e São Paulo (0,2%).

“Na análise regional, o Norte foi o grande destaque do mês, com desempenho amplamente positivo no comparativo anual, indicando uma dinâmica de consumo mais aquecida. Já as regiões Sul e Nordeste registraram queda generalizada nas vendas do varejo, refletindo um ambiente econômico ainda desafiador nessas localidades”, explica Guilherme Freitas, economista e cientista de dados.

O relatório completo pode ser encontrado clicando aqui.

Destaques segmentos

No recorte mensal, cinco dos oito segmentos analisados registraram crescimento em julho. Os resultados positivos foram liderados pelo setor de Material de Construção, com alta de 3,8%, seguido por Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (1,2%), Artigos Farmacêuticos (1,1%), Combustíveis e Lubrificantes (0,8%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (0,7%). Já o setor de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria registrou queda de 3,6%, enquanto o de Móveis e Eletrodomésticos apresentou retração de 0,2%.Por fim, o setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo apresentou estabilidade no mês, com variação de 0,0%.

No comparativo anual, o setor de Combustíveis e Lubrificantes foi o único que obteve crescimento entre os segmentos analisados, com alta de 1%. Entre os resultados negativos, o segmento de Móveis e Eletrodomésticos, registrou queda de 8%, seguido por Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (3,1%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (2,4%), Material de Construção (1,5%), Tecidos, Vestuário e Calçados (1%), Artigos Farmacêuticos (0,2%) e Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (0,1%).

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