O mês das crianças é tradicionalmente lembrado por presentes e brinquedos, mas uma recente pesquisa revelou que esta data também pode ser um momento para falar sobre educação financeira com os filhos.
A pesquisa revelou que os pais estão cada vez mais preocupados em ensinar os filhos a lidarem com o dinheiro. De acordo com os dados, 53% deles começam a conversar sobre finanças com as crianças antes dos 8 anos.
O estudo mostra ainda que 41% dos pais acreditam que a educação financeira deve começar nos primeiros anos do ensino fundamental, reforçando a importância de aproximar as crianças do universo das finanças desde cedo.
A pesquisa foi realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box que entrevistou 1.112 pais de todo o país, entre 10 e 22 de setembro de 2025.
A especialista em educação financeira da Serasa, Karla Pontes, pontuou que os pais estão mais atentos sobre como os filhos lidam com o dinheiro, principalmente, com a autonomia digital atual.
“Esse tema desperta reflexões importantes sobre o equilíbrio entre permitir liberdade e estabelecer limites, especialmente em um contexto em que o uso de meios de pagamento digitais e o acesso às redes sociais fazem parte da rotina das novas gerações”, explicou.
Os dados mostraram também que dinheiro digital é algo que já faz parte do dia a dia das crianças.
“28% recebem mesada via Pix, conta digital ou cartão, 73% tiveram acesso ao primeiro cartão ou conta antes dos 15 anos, e 39% já utilizam o Pix como forma de pagamento. Além disso, 22% das crianças têm cartão de débito vinculado à conta dos pais”, destacou a especialista.