
As compras de Natal devem movimentar o comércio local este ano. De acordo com o estudo “Natal 2025 – perfil de consumo e oportunidades para o comércio local”, 66,3% dos consumidores pretendem comprar exclusivamente em lojas e com empreendedores da capital, indicando um cenário favorável para os negócios que investirem em atendimento qualificado e preços competitivos.
A pesquisa do Sebrae RR, detalha como o consumidor de Boa Vista organiza suas compras, o que pretende priorizar e quais fatores influenciam suas escolhas no fim do ano. Com 419 entrevistas realizadas, apontam que o período de maior procura será em dezembro ou na semana que antecede o Natal, quando 77% afirmam que vão participar da ceia e 61% planejam fazer suas compras.


O que o consumidor busca?
O preço, a qualidade e promoções continuam sendo o principal fator de decisão. A preferência por comprar presencialmente também se destaca. Os consumidores relataram que preferem ver, tocar ou experimentar, reforçando o papel das lojas físicas da capital.
A consumidora Gracy Soeiro, afirmou que costuma deixar as compras de Natal para a última hora e que usa as redes sociais das lojas para ter base de preços e opções antes de ir às lojas físicas.
“Sigo algumas lojas que gosto e, quando vejo algo interessante, tiro print. Quando tenho tempo, vou conferir pessoalmente. Não compro online, prefiro ir até a loja para conferir a qualidade. Deixo para a última hora mesmo. Normalmente compro o que cabe no meu orçamento. Este ano, estou procurando roupas para presentear”, contou.

Entre os itens mais procurados estão roupas, perfumes, cosméticos, calçados e brinquedos. O estudo indica ainda um ticket médio de R$591 para presentes, estimativa que coloca o Natal como uma das datas mais relevantes para o faturamento do varejo local.
O estudante Felipe Almeida, contou que já garantiu um dos presentes e que não costuma definir um valor para gastar “Compro o que gosto. Escolhi um perfume para dar de presente. A qualidade dos produtos das lojas estão boas, mas os preços subiram. Mesmo assim, não costumo colocar limite, gasto o que tenho”, comentou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Oportunidades para o comércio
Para o Sebrae, os resultados indicam que o consumidor está pronto para comprar e cabe às empresas se prepararem para atender essas demandas. Ainda revela comportamentos variados: os que se planejam com antecedência, deixam para a última hora e que preferem comprar presencialmente ou pelo digital. Em comum todos buscam preço justo, qualidade e um atendimento eficiente.
O Natal se apresenta como um período de grande movimentação, e o levantamento surge como uma ferramenta essencial para orientar decisões e ampliar oportunidades para o comércio.

